Consciência Limpa promove oficina para formação de Pelotão Mirim Ambiental em Rio Branco

Foto: Matheus Aquino/FRAM

Já pensou em ter um ‘Pelotão Mirim Ambiental’ formado para ajudar a difundir informações sobre a preservação do meio ambiente? Pois essa é a ideia da oficina que recebe este nome, realizada em Rio Branco (AC) por meio do projeto Consciência Limpa, da Fundação Rede Amazônica (FRAM).

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

Pela primeira vez na capital acreana, o projeto realiza diversas ações entre os dias 27 e 29 de novembro e, entre elas, o pelotão mirim, que acontece na escola estadual Dr. Pimentel Gomes no Bairro São Francisco.

A oficina busca incentivar crianças do 4° ano do ensino fundamental a terem maior consciência ambiental e cidadã, com foco na distinção dos tipos de resíduos sólidos e seu descarte adequado, nos 3R’s da sustentabilidade (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) e em gincanas para estimular o aprendizado das crianças sobre o tema.

Leia também: Confira a programação completa das ações do projeto Consciência Limpa em Rio Branco

“Está sendo tudo muito bom, eu ganhei a corrida (gincana de corrida sustentável), todos passaram direto e eu encontrei o papel alumínio e minha equipe que é a amarela, venceu. Eu gostei muito, muito mesmo. Aprendemos a importância de jogar os resíduos nos locais certos, não jogar os lixos no meio do mato e nem na beira do rio, pois pode escorregar para dentro dele e poluí-lo”, disse João Pedro Negreiros Lima, da turma matutina 4B, no primeiro dia da ação.

Da turma vespertina 4D, Livya Emmanuelle da Silva Lima também conseguiu encontrar o resíduo indicado na gincana e, com sua equipe, venceu a corrida sustentável. “Eu achei muito legal, gostei muito, aprendi várias coisas e eu queria que esse tipo de ação acontecesse em todas as escolas”, disse.

Foto: Larissa Marinho

A diretora da escola, Sebastiana da Silva, afirmou que esse tipo de projeto é importante para a conscientização da comunidade: “Além de criativo, complementa o currículo da escola e para o aprendizado das crianças, nem se fala”.

O professor Rodrigo Gomes, do CATRAIA Soluções Ambientais, levou uma reflexão sobre como projetos desse porte promovem o pensamento sobre os hábitos praticados pelas crianças. “É um momento que de fato damos uma pausa na rotina da escola e colocamos eles dentro desse contexto, até porque esses aprendizados são válidos para que eles apliquem no dia a dia e no contexto familiar, o que é necessário para que esse mudança que ocorre de forma gradual, aconteça”, justificou.

Com linguagem acessível, abordagem comunitária e estratégias de multiplataforma, a campanha Consciênciua Limpa reforça a democratização do conhecimento, o fortalecimento da cidadania ambiental e a promoção de soluções sustentáveis para a Amazônia.

Para o coordenador de projetos da FRAM, Matheus Aquino, as oficinas são o coração do Consciência Limpa. “Quando vemos crianças e adolescentes engajados, fazendo perguntas, compartilhando experiências e entendendo seu papel como agentes de mudança, percebemos a potência transformadora do projeto. O Pelotão Mirim Ambiental não forma apenas multiplicadores de conhecimento, mas jovens protagonistas comprometidos com o futuro do Igarapé São Francisco e de toda a cidade”, afirma.

Ao longo dos três dias, moradores tem acesso a oficinas práticas, palestras de conscientização, ações de mobilização e o ‘DIA D’, que reúne serviços gratuitos, apresentações culturais. A formatura do ‘Pelotão Mirim Ambiental’, iniciativa que trabalha educação socioambiental com crianças do entorno do igarapé São Francisco está marcada para ocorrer no sábado (29).

Leia também: Projeto Consciência Limpa promove ações de educação ambiental para preservação de igarapé em Rio Branco

Consciência Limpa

O projeto Consciência Limpa é realizado pela Fundação Rede Amazônica (FRAM) com o apoio de: Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC), Serviço Social da Indústria (SESI), Energisa, Catraia Soluções Ambientais, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação (SDTI), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Prefeitura de Rio Branco.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Comissão de Direitos Humanos aprova criação da Política Nacional de Segurança dos Povos Indígenas

A proposta reafirma competências de vários órgãos de Estado relacionadas ao combate à violência contra os povos indígenas.

Leia também

Publicidade