Para o livro chegar nas mãos do leitor bonito e bem produzido, precisa de muito mais que uma boa diagramação, revisão e imagens de qualidade.
Quem vai à uma livraria e escolhe uma obra para ler muitas vezes não conhece todo o processo por trás da produção e impressão de uma publicação. Para o livro chegar nas mãos do leitor bonito e bem produzido, precisa de muito mais que uma boa diagramação, revisão e imagens de qualidade. Em Manaus, o empresário César Libório, da Cesart’s Gráfica e Comunicação Visual explica o passo a passo da impressão de um livro.
De acordo com Libório, o cliente define como serão os detalhes do livro (margens, espaçamento, fonte, largura, etc) e manda a arte pronta (diagramação, imagens, etc.). “O cliente entrega tudo diagramado e revisado normalmente. Assim, aqui é feita a impressão com tranquilidade”, afirmou ao Portal Amazônia.
Segundo o empresário, o que mais altera o preço é o tipo de papel escolhido para o miolo (interior do livro). “Na realidade os autores amazonenses ainda não acreditam muito nas gráficas locais. Mandam muito para São Paulo ou Rio de Janeiro. Enquanto isso, agências dessas cidades acabam nos procurando. O principal ponto é o custo-benefício”, afirmou.