Clássicos do cinema de curtas filmados na Amazônia

Além de serem uma forma de resistência, promovendo conscientização sobre a importância de preservar a Amazônia e seus povos, fomentando sua cultura.

Os curtas-metragens produzidos na região amazônica, por cineastas locais, capturam a riqueza das tradições, desafios socioambientais, belezas naturais e a vasta criatividade de quem vive na Amazônia. Além de serem uma forma de resistência, promovendo conscientização sobre a importância de preservar a Amazônia e seus povos, fomentando sua cultura. Confira alguns filmes que já se tornaram clássicos:

Assista os curtas:

Pistolino, o mala. De Jair Rangel

O Forasteiro Katiuscia de Sá

Açaí, de André Cantuária

Palasito, de Alex pizano

Sobre o Pipoca em Cena

A décima edição do Projeto Pipoca em Cena, da Fundação Rede Amazônica (FRAM), tem o apoio institucional da Globo Filmes; Policia Militar do Amazonas; Secretaria de Estado de Educação e Deporto Escolar (SEDUC); e o apoio da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC); Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC) e Governo do Amazonas.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Portal Amazônia responde: os vagalumes estão desaparecendo na Amazônia?

O biólogo Leandro Zeballos comenta que, ao contrário do que se pensa, seis novas espécies foram descritas somente em 2023. E uma delas herdou o nome de um cantor famoso. 

Leia também

Publicidade