A segunda edição do projeto ‘Círio na Rede’, realizada na manhã deste domingo (13), proporcionou ao amazônida, através do Amazon Sat, acompanhar a celebração do Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Macapá, no Amapá. A transmissão é parte do projeto da Fundação Rede Amazônica (FRAM).
Na Região Norte, o Amapá e o Pará comemoram o Círio de Nazaré, a maior celebração católica brasileira, no segundo domingo de outubro. Em 2024, o tema é ‘Em oração com Maria aprendemos a amar e servir, para que o Reino de Deus Aconteça!’.
Logo cedo, a missa campal foi realizada na Praça Santuário de Fátima. Os devotos seguiram em procissão ao lado da imagem peregrina da Virgem de Nazaré até a Catedral Histórica de São José, no centro de Macapá.
Durante a procissão, os romeiros costumam levar símbolos de suas promessas, como por exemplo, velas com formatos que representam partes do corpo humano, flores, crucifixos, tijolos, miniaturas de casas, barcos e réplicas de imagens de Nossa Senhora de Nazaré. Os símbolos também servem como gratidão à padroeira.
Além da imagem peregrina da Virgem de Nazaré, outro item importante do Círio é a corda, que os fiéis disputam espaço para tocá-la e carregá-la para cumprir suas promessas e também prestar homenagens à santa.
Círio na Rede
De acordo com o especialista em projetos da Fundação Rede Amazônica (FRAM), Matheus Aquino, o segundo ano do ‘Círio na Rede’ foi transmitido nas principais plataformas do Grupo Rede Amazônica, como o Amazon Sat, Portal Amazônia e CBN Amazônia.
“O projeto visa celebrar esse evento religioso tão importante na região amazônica. É bonito ver a devoção dos fiéis, então o intuito da Fundação Rede Amazônica é impulsionar o Círio de Nazaré através de nossos canais de comunicação”, afirmou.
Importância econômica e familiar
Além da importância religiosa e cultural, o Círio de Nazaré marca também a economia de Macapá. Para a diretora-presidente do MacapáTur, Leda Sadala, o evento é um marco da capital do Amapá.
“É um trabalho conjunto para realizar o Círio de Nazaré, que retrata o turismo religioso do Estado. O evento movimenta o cenário turístico de Macapá, então para nós é uma experiência única de muita emoção”, destacou.
Após as festividades do Círio, as famílias de Macapá se reúnem em casa para se deliciar com o melhor da gastronomia tucuju. Entre os pratos mais consumidos estão o pato no tucupi e o camarão no bafo.
“São todos esses detalhes que tornam a nossa cultura única. Espero que todos tenham um almoço abençoado com suas famílias”, desejou Leda.
Apoio
A 22ª Brigada de Infantaria de Selva teve a missão de contribuir com a segurança e a logística na grande festa de fé da população amapaense. No evento, o Exército Brasileiro atuou para garantir a segurança e a fluidez da romaria, realizando um cordão humano para a saída e a chegada dos fiéis.
“O Exército, com sua mão amiga, vem colaborando com o Círio que é tão importante para a cidade de Macapá. Estamos atuando na área de logística e segurança dos fiéis ao lado dos outros órgãos competente”, disse o general Furtado, que estava acompanhando a missa na Praça Santuário de Fátima.