Círio de Nazaré: fiéis do Amapá participam da maior celebração católica do Brasil

Em 2024, o tema do evento é ‘Em oração com Maria aprendemos a amar e servir, para que o Reino de Deus Aconteça!’.

A segunda edição do projeto ‘Círio na Rede’, realizada na manhã deste domingo (13), proporcionou ao amazônida, através do Amazon Sat, acompanhar a celebração do Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Macapá, no Amapá. A transmissão é parte do projeto da Fundação Rede Amazônica (FRAM).

Na Região Norte, o Amapá e o Pará comemoram o Círio de Nazaré, a maior celebração católica brasileira, no segundo domingo de outubro. Em 2024, o tema é ‘Em oração com Maria aprendemos a amar e servir, para que o Reino de Deus Aconteça!’.

Logo cedo, a missa campal foi realizada na Praça Santuário de Fátima. Os devotos seguiram em procissão ao lado da imagem peregrina da Virgem de Nazaré até a Catedral Histórica de São José, no centro de Macapá.

Praça Santuário de Fátima recebeu missa campal do Círio de Nazaré. Foto: Reprodução/Amazon Sat

Durante a procissão, os romeiros costumam levar símbolos de suas promessas, como por exemplo, velas com formatos que representam partes do corpo humano, flores, crucifixos, tijolos, miniaturas de casas, barcos e réplicas de imagens de Nossa Senhora de Nazaré. Os símbolos também servem como gratidão à padroeira.  

Além da imagem peregrina da Virgem de Nazaré, outro item importante do Círio é a corda, que os fiéis disputam espaço para tocá-la e carregá-la para cumprir suas promessas e também prestar homenagens à santa.

Foto: Reprodução/Amazon Sat

Círio na Rede

De acordo com o especialista em projetos da Fundação Rede Amazônica (FRAM), Matheus Aquino, o segundo ano do ‘Círio na Rede’ foi transmitido nas principais plataformas do Grupo Rede Amazônica, como o Amazon Sat, Portal Amazônia e CBN Amazônia.

Foto: Reprodução/Amazon Sat

Importância econômica e familiar

Além da importância religiosa e cultural, o Círio de Nazaré marca também a economia de Macapá. Para a diretora-presidente do MacapáTur, Leda Sadala, o evento é um marco da capital do Amapá.

“É um trabalho conjunto para realizar o Círio de Nazaré, que retrata o turismo religioso do Estado. O evento movimenta o cenário turístico de Macapá, então para nós é uma experiência única de muita emoção”, destacou.

Após as festividades do Círio, as famílias de Macapá se reúnem em casa para se deliciar com o melhor da gastronomia tucuju. Entre os pratos mais consumidos estão o pato no tucupi e o camarão no bafo.

“São todos esses detalhes que tornam a nossa cultura única. Espero que todos tenham um almoço abençoado com suas famílias”, desejou Leda.

Foto: Reprodução/Amazon Sat

Apoio

A 22ª Brigada de Infantaria de Selva teve a missão de contribuir com a segurança e a logística na grande festa de fé da população amapaense. No evento, o Exército Brasileiro atuou para garantir a segurança e a fluidez da romaria, realizando um cordão humano para a saída e a chegada dos fiéis.

“O Exército, com sua mão amiga, vem colaborando com o Círio que é tão importante para a cidade de Macapá. Estamos atuando na área de logística e segurança dos fiéis ao lado dos outros órgãos competente”, disse o general Furtado, que estava acompanhando a missa na Praça Santuário de Fátima.

Círio de Nazaré em imagens

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Espécies novas de sapos ajudam a entender origem e evolução da biodiversidade da Amazônia

Exames de DNA feitos nos sapos apontam para um ancestral comum, que viveu nas montanhas do norte do estado do Amazonas há 55 milhões de anos, revelando que a serra daquela região sofreu alterações significativas.

Leia também

Publicidade