Carnaval Amazônico: segunda noite do Carnaboi 2025 é sucesso e encanta o público

União dos bois Caprichoso e Garantido em eventos como o Carnaboi reforçam a cultura singular amazonense.

Foto: Diego Andreoletti/Amazon Sat

O Carnaboi 2025, parte do projeto Carnaval Amazônico, seguiu em sua segunda noite neste sábado (8). A festa que une a temporada carnavalesca com a temporada bovina no Amazonas aconteceu no Studio 5 Centro de Convenções, na Zona Sul de Manaus, com transmissões ao vivo pelo Grupo Rede Amazônica. 

Segundo o diretor de eventos do Boi Caprichoso, Carlos Kaita, “o Carnaboi 2025 já é um sucesso”. “Mesmo com algumas intempéries, tivemos uma primeira noite completa, com shows bem preparados tanto pelo Caprichoso quanto pelo Garantido e o público saiu satisfeito. Hoje com certeza vai ser mais um grande show”, afirmou antes do evento começar.

Para ele, a união dos bois em eventos como o Carnaboi é essencial para a divulgação da cultura amazonense: “Claro que a gente tem a grande disputa, mas fora do bumbódromo a gente monta um show que levamos para o Brasil e para o mundo a nossa cultura. Apresentamos um pouco do artístico, do musical, das coreografias e a gente monta de acordo com a situação”.

Por falar nas atrações apresentadas, Maria Angelita Melo da Costa, a coordenadora do Grupo de Dança Garantido Show, contou que os ensaios para o Carnaboi são intensos e isso faz a diferença durante o evento.

“Essas coreografias tem que estar na ponta do pé, para chegar e mostrar um espetáculo”, afirmou sobre o empenho dos voluntários que formam o balé vermelho e brando. “É uma forma, eles dizem pra gente, de ‘desestressar’. E muitos deles estão com a gente há mais de 10 anos”, revelou. Para ela, o resultado do Carnaboi também é um sucesso e muito satisfatório. “A gente chega aqui e aplaude”, resumiu.

No palco

Além das atrações musicais de ambos bois, os itens que disputam título no Festival Folclórico de Parintins também participam do festejo.

Pérola Araújo, substituta da porta-estandarte do Caprichoso (Marcela Marialva), mostrou estar emocionada com a participação no evento. “É muito emocionante poder representar esse item que eu tanto amo, o boi que eu amo muito, de paixão mesmo. Mas me sinto muito honrada. É muito gratificante ver a galera interagindo com a gente”, destacou.

Valentina Coimbra, sinhazinha da fazendo do Boi Garantido, afirmou sentir-se feliz de poder estar com a galera do boi vermelho e branco no Carnaboi. “Esses eventos são para a gente se reconectar. […] Cada evento que passa a gente vai aperfeiçoando para quando chegar na arena, colocar tudo em prática”, lembrou.

Na plateia

Realizado pelo segundo ano consecutivo no Centro de Convenções do Studio 5, o evento proporcionou um lugar seguro, coberto e confortável para o público que foi se despedir do Carnaval e começar a temporada bovina. O espaço contou também, por exemplo, com suporte para pessoas com deficiência (PCD).

É o caso de Rogério Nascimento, cadeirante, que contou que sua experiência no evento foi positiva e que gosta de prestigiar o Carnaboi. “Gosto ‘mermo’! Se tivesse quarto dia, quinto, sexto, eu viria. Isso aqui é a nossa cultura, nossa identidade, nossa raiz”, comemorou.

Além disso, o local também ofereceu um ambiente amplo e climatizado, com opções para diversão além dos shows, como as ações educativas da Fundação Rede Amazônica (FRAM).

Larissa e Jonas Almeida foram aproveitar tudo que a festa proporciona: “A gente sempre vem curtir o Caprichoso, ver nossos amigos. A gente adora vir. É um evento super organizado, sempre tem uma programação enorme e muito boa, muito família, por isso a gente gosta de vir”.

Carnaval Amazônico

O Carnaval Amazônico é um projeto realizado pela Fundação Rede Amazônica, correalizado pelo Grupo Rede Amazônica, com o apoio da Associação Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, Governo do Amazonas e Prefeitura de Parintins.

O projeto visa resgatar a importância histórica das tradicionais bandas e blocos de Carnaval de Manaus, unindo tradição, cultura e entretenimento, levando a Amazônia para o público de toda a Região Norte. Campanhas educativas e socioambientais também fazem parte do projeto.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Mário Ypiranga Monteiro e a consolidação do Roteiro Histórico de Manaus

Desde o ano de 1932, o historiador vinha dedicando-se ao tema, inspirado pela leitura do livro 'Ruas de Lisboa', comprada em umas de suas viagens à Europa.

Leia também

Publicidade