Carnaval Amazônico comemora sucesso de público; ações do projeto continuam

Plantio de mudas de árvores em área pré-selecionada e compensação da emissão de carbono (carboneutralização) também fazem parte do projeto.

Público lotou o Studio 5 nos dois dias de evento. Foto: Matheus Castro/g1 Amazonas

Com uma expectativa de que cerca de 15 mil pessoas acompanhassem o Carnaboi 2024 em cada uma das noites em Manaus, nos dias 9 e 10 de fevereiro, o projeto Carnaval Amazônico superou a marca. Realizado nos dias 9 e 10 no Studio 5, o evento reuniu mais de 35 mil pessoas nos dois dias.

Além do Carnaboi, o objetivo também buscou resgatar a importância histórica das tradicionais bandas e blocos de Carnaval e contou com diversas ações, como a coleta de resíduos por meio de máquinas disponibilizadas pelo Studio 5, produção de clipes com as bandas blocos carnavalescos e campanhas socioeducativas (sobre conscientização contra direção perigosa, combate à exploração sexual de mulheres e crianças e infecções sexualmente transmissíveis).

O projeto também promoveu ações em Macapá (AP) e Rio Branco (AC), por exemplo, com um “giro de notícias” sobre o carnaval nos Estados que o Grupo Rede Amazônica está presente. 

Máquinas de coleta de resíduos estavam disponíveis ao público que participou do evento no Studio 5. Foto: Clarissa Bacellar/Portal Amazônia

Mas o projeto segue ainda com plantio de mudas de árvores em área pré-selecionada e compensação da emissão de carbono (carboneutralização).

“A Fundação tem como compromisso trabalhar a compensação ambiental, que pode ser feita de diversas formas. Mas o que escolhemos para o Carnaval Amazônico foi fazer o plantio de árvores em uma comunidade ribeirinha, levando a oportunidade de desenvolver um viveiro de árvores nativas e também geração de renda da população local. Esperamos que haja uma conscientização da comunidade sobre a importância da preservação do meio ambiente”, destacou a diretora executiva da FRAM, Marcya Lira.

O plantio está previsto para ocorrer no dia 24 de fevereiro e a compensação será feita após o balanço do que foi gerado pelo projeto.  

Carnaval Amazônico

O Carnaval Amazônico é um projeto realizado pela Fundação Rede Amazônica, correalizado pelo Grupo Rede Amazônica, com o apoio do Governo do Estado do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas. Ele visa resgatar a importância histórica das tradicionais bandas e blocos de Carnaval de Manaus.

Flashs ao vivo, clipes das bandas, campanhas educativas (conscientização contra direção perigosa, combate à exploração sexual de mulheres e crianças e infecções sexualmente transmissíveis) e campanhas ambientais (plantio de mudas de árvores em área pré-selecionada, programa de coleta de resíduo e compensação da emissão de carbono) também fazem parte do projeto.

O Carnaval Amazônico busca unir tradição, cultura e entretenimento, levando um pedaço da Amazônia para o público de toda a Região Norte.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

‘Aurora Luzitana’: livro revela história dos portugueses maçônicos no Amazonas

Em mais de 400 páginas, com um exclusivo acervo de imagens, Abrahim Baze revela grande parte da história dos maçons lusitanos no Amazonas.

Leia também

Publicidade