Foto: Reprodução/Amazon Sat
Considerado o segundo maior evento de Parintins, cidade mundialmente conhecida pelo Festival Folclórico e pela histórica disputa entre os bois-bumbás Caprichoso e Garantido, o Carnailha se consolida como uma das mais tradicionais manifestações culturais do município amazonense. A festa é realizada anualmente no domingo, na segunda e na terça-feira de Carnaval, reunindo milhares de foliões “na avenida”.
📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp
Na disputa do Grupo Irreverente, sete blocos competem: Invasão na Folia, Os Belezuras, As Tiazinhas, Pantera Cor de Rosa, Lagarto Salgado, Chitara da Chapada e Os Piratas. Já na Chave Especial, seis blocos disputam o título de campeão: Os Metralhas, Bad Boy, Império do Palmares, FAX, Unidos do Itaúna e Rubro Negro.
De acordo com a vice-prefeita de Parintins, Vanessa Gonçalves, a expectativa é que mais de 50 mil pessoas tenham passado pela cidade para participar do circuito carnavalesco ao longo da programação, já que em 2026, o Carnailha teve uma estrutura ampliada e um forte esquema de segurança. A prefeitura deve divulgar os dados consolidados até o fim da semana.
O investimento foi de cerca de R$ 2 milhões para garantir a realização do evento, além do suporte da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros, da Guarda Municipal, do Ministério Público e do Conselho Tutelar, que garantiram a organização do circuito e a proteção do público.
Segurança reforçada nas três noites

Ao todo, o 11º Batalhão da Polícia Militar empregou 108 policiais, com média de 50 agentes por noite, além de seis viaturas e três motocicletas distribuídas em pontos estratégicos da cidade.
Além disso, de acordo com o capitão Almeida, o 19º Grupamento de Bombeiros Militar trabalhou com força operacional completa, disponibilizando três viaturas, entre unidades de combate a incêndio e de resgate.
Segundo o Sargento Luiz Carlos Miranda, a Guarda Municipal de Parintins contou com 40 agentes, que foram responsáveis, principalmente pela segurança interna do evento, e atuaram nas entradas de arquibancadas e camarotes garantindo a organização.
De acordo com a prefeitura, o Ministério Público e o Conselho Tutelar também participaram com ações de fiscalização, voltadas à prevenção de irregularidades e no acompanhamento de eventuais ocorrências envolvendo o público infanto-juvenil.
Leia também: Sete locais para visitar em Parintins durante o Carnailha 2026
Estrutura e planejamento
Segundo Kill Serrão, membro da Comissão Organizadora, a estrutura do circuito carnavalesco teve aproximadamente 200 metros, com arquibancadas, 50 camarotes, praça de alimentação e ordenamento das barracas.
A montagem envolveu aproximadamente 50 trabalhadores responsáveis pela instalação de camarotes, arquibancadas, sistema de som e iluminação.

Além disso, o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Marquinho da Luz, informou que, para garantir o fornecimento de água durante a festa, o SAAE executou uma operação especial com mais de 30 poços tubulares.
Além disso, a estrutura de saúde também foi intensificada, com aproximadamente 300 profissionais mobilizados nas frentes de atendimento e prevenção, divididas entre unidades de Pronto Atendimento, equipes de resgate, hospital e Vigilância em Saúde, durante toda a programação.
Participação dos bois-bumbás na avenida
Os bois de Parintins também participam do evento carnavalesco com a famosa noite dedicada ao Carnaboi, que representa o início da temporada bovina na cidade.
O Boi Caprichoso levou cerca de 700 brincantes, entre eles, 140 marujeiros e 120 dançarinos, além de quatro alegorias e os itens oficiais, como Patrick Araújo, Edmundo Oran, Caetano Medeiros e Jr. Paulain.
Já o Boi Garantido desfilou com mais de 100 batuqueiros, além de também levar alegorias e, claro, os itens oficiais como Sebastião Júnior, Israel Paulain, David Assayag e o amo João Paulo Faria.
Leia também: 6 conquistas culturais do Carnailha que o tornam único

Carnaval Amazônico
O projeto Carnaval Amazônico é uma iniciativa do Grupo Rede Amazônica que conecta o público com a essência do Carnaval da região Norte, com o apoio do Governo do Estado do Amazonas.
