Caprichoso e Garantido se encontram no palco do Carnaboi. Foto: Patrick Marques/Rede Amazônica AM
De volta ao Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho, o Sambódromo de Manaus (AM), o Carnaboi 2026 começou na sexta-feira (20) e reuniu artistas e torcedores dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido na primeira noite de programação. Tradicionalmente, o Carnaboi marca o início da temporada bovina, que culmina no Festival Folclórico de Parintins, em junho.
E o evento vai além, pois mostra a união dos bois rivais, em prol da cultura popular amazônica e para reforçar a força do folclore regional.
📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp
Na primeira noite, subiram ao palco nomes como David Assayag, Sebastião Júnior, Edilson Santana, Prince do Caprichoso, Márcia Siqueira e Carlinhos do Boi, além da participação de levantadores de toadas, outros itens oficiais e grupos coreográficos das duas agremiações.
A abertura contou ainda com apresentações dos bois de Manaus, Tira Prosa e Corre-Campo, que antecederam os shows principais.
Carnaboi das galeras
Durante a noite, as galeras organizadas de Caprichoso e Garantido dividiram o Sambódromo em um “mar” azul e vermelho, levando bandeiras, adereços e coreografias características das torcidas bovinas. A estrutura montada incluiu reforço na segurança, equipes de saúde e esquema especial de trânsito no entorno do Centro de Convenções.
O show dos bois de Parintins, com repertório formado por toadas conhecidas do público e composições recentes, possui uma dinâmica diferente à do Festival Folclórico, adaptada ao formato carnavalesco.
Silvia Maria levou a filha, Jéssica Kelly, que é uma pessoa com deficiência (PcD) para acompanhar de perto a apresentação do Boi Garantido. Elas chegaram cedo, antes da maior parte do público, para assistir a apresentação próximas do palco.
“Ela gosta muito do Garantido desde pequena. Então com essa condição dela, eu prefiro chegar cedo até pra ela conseguir ver tudo de pertinho”, disse a mãe da jovem torcedora.
Leia também: Veja detalhes do primeiro dia do Carnaboi 2026 em Manaus; fotos

Torcedores do Boi Caprichoso, o casal Alan Cruz e Eliana Fonseca foram ao Carnaboi este ano para se divertir. Nascidos em Parintins, eles dizem que estar no Carnaboi é uma forma de aliviar a saudade da cidade. “Todos os anos a gente tenta vir. O Caprichoso é a nossa alegria, é o boi que a gente sempre acompanhou desde quando vivíamos em Parintins. Acaba sendo uma ligação até com a nossa infância.” explica Eliana Fonseca.
Carnaval Amazônico
O projeto Carnaval Amazônico é uma iniciativa do Grupo Rede Amazônica que conecta o público com a essência do Carnaval da região Norte, com o apoio do Governo do Estado do Amazonas.
