Caprichoso e Garantido reforçam união do boi-bumbá na primeira noite do Carnaboi 2026 em Manaus

Caprichoso e Garantido se encontram no palco do Carnaboi. Foto: Patrick Marques/Rede Amazônica AM

De volta ao Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho, o Sambódromo de Manaus (AM), o Carnaboi 2026 começou na sexta-feira (20) e reuniu artistas e torcedores dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido na primeira noite de programação. Tradicionalmente, o Carnaboi marca o início da temporada bovina, que culmina no Festival Folclórico de Parintins, em junho.

E o evento vai além, pois mostra a união dos bois rivais, em prol da cultura popular amazônica e para reforçar a força do folclore regional.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

Na primeira noite, subiram ao palco nomes como David Assayag, Sebastião Júnior, Edilson Santana, Prince do Caprichoso, Márcia Siqueira e Carlinhos do Boi, além da participação de levantadores de toadas, outros itens oficiais e grupos coreográficos das duas agremiações.

A abertura contou ainda com apresentações dos bois de Manaus, Tira Prosa e Corre-Campo, que antecederam os shows principais.

Carnaboi das galeras

Durante a noite, as galeras organizadas de Caprichoso e Garantido dividiram o Sambódromo em um “mar” azul e vermelho, levando bandeiras, adereços e coreografias características das torcidas bovinas. A estrutura montada incluiu reforço na segurança, equipes de saúde e esquema especial de trânsito no entorno do Centro de Convenções.

O show dos bois de Parintins, com repertório formado por toadas conhecidas do público e composições recentes, possui uma dinâmica diferente à do Festival Folclórico, adaptada ao formato carnavalesco.

Silvia Maria levou a filha, Jéssica Kelly, que é uma pessoa com deficiência (PcD) para acompanhar de perto a apresentação do Boi Garantido. Elas chegaram cedo, antes da maior parte do público, para assistir a apresentação próximas do palco.

“Ela gosta muito do Garantido desde pequena. Então com essa condição dela, eu prefiro chegar cedo até pra ela conseguir ver tudo de pertinho”, disse a mãe da jovem torcedora.

Leia também: Veja detalhes do primeiro dia do Carnaboi 2026 em Manaus; fotos

Imagem colorida mostra mãe e filha cadeirante pousando para foto. Atrás delas o palco do Carnaboi durante apresentação do Garando
Mãe e filha chegaram cedo para assistir a apresentação do Garantido no Carnaboi 2026. Foto: Hector Muniz/ Portal Amazônia

Torcedores do Boi Caprichoso, o casal Alan Cruz e Eliana Fonseca foram ao Carnaboi este ano para se divertir. Nascidos em Parintins, eles dizem que estar no Carnaboi é uma forma de aliviar a saudade da cidade. “Todos os anos a gente tenta vir. O Caprichoso é a nossa alegria, é o boi que a gente sempre acompanhou desde quando vivíamos em Parintins. Acaba sendo uma ligação até com a nossa infância.” explica Eliana Fonseca.

Carnaval Amazônico

O projeto Carnaval Amazônico é uma iniciativa do Grupo Rede Amazônica que conecta o público com a essência do Carnaval da região Norte, com o apoio do Governo do Estado do Amazonas.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Peças europeias dos séculos 18 e 19 são encontradas durante obras em praça no Amapá

Arqueólogos encontram as peças em escavações na Praça Barão do Rio Branco, no centro de Macapá. Objetos serão estudados por pesquisadores da Unifap.

Leia também

Publicidade