O Carnaval reúne foliões em todo o Brasil em busca de alegria e diversão. Mas, como diz o ditado, “tudo que é bom dura pouco”. Será? No Amazonas um evento que começa logo depois do período carnavalesco tem duração de quase cinco meses: o Festival Folclórico de Parintins. Isso porque ele “começa” assim que a festa momesca acaba, com o primeiro evento que celebra a magia do boi-bumbá: o Carnaboi.
📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp
O evento marca o início da famosa temporada bovina, em que os bois-bumbás de disputam o título de campeão anualmente no Festival, Caprichoso e Garantido, passam a realizar ensaios, comemorações e outras ações em preparação para o fim do mês de junho, quando o bumbódromo de Parintins se torna o palco principal da festa.
Por conta de seu valor cultural, o Carnaboi é celebrado com duas edições: uma em Parintins, lar dos dois bois, e outra em Manaus, a capital do Amazonas e uma das portas de entrada para os visitantes que buscam ir até à ilha da magia conhecer o Festival Folclórico.
Leia também: Carnailha 2026 encerra festividades com o tradicional Carnaboi em Parintins
As duas festas representam exatamente essa “passagem de chave” do fim do carnaval para o início da temporada bovina, unindo os foliões carnavalescos aos torcedores dos bois Caprichoso e Garantido.
A 25ª edição do Carnaboi, realizada nos dias 20 e 21 de fevereiro no Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho, o Sambódromo de Manaus, reúne 40 atrações, com apresentações de artistas amazônidas e dos bois-bumbás Caprichoso, Garantido, Tira Prosa, Corre Campo, Garanhão e Brilhante, a partir das 19h.
Saiba mais sobre o Carnaboi:


Leia também: 3 curiosidades sobre o Carnaboi, a festa de Carnaval com ritmos amazônicos
Carnaval Amazônico
O projeto Carnaval Amazônico é uma iniciativa do Grupo Rede Amazônica que conecta o público com a essência do Carnaval da região Norte, com o apoio do Governo do Estado do Amazonas.
