Brincantes comparecem ao primeiro dia de Carnaboi no Sambódromo de Manaus. Foto: Reprodução/Amazon Sat
Ao ritmo do “dois pra lá, dois pra cá” das toadas, os amantes do boi-bumbá compareceram no Sambódromo nesta sexta-feira (20) para o primeiro dia de Carnaboi em Manaus (AM). O evento que chega a sua 25ª edição segue reunindo as galeras dos bois de Parintins, também no Amazonas, Caprichoso e Garantido.
Mas também atrai, cada vez mais, interessados na cultura popular amazônica e aqueles que ainda não “foram escolhidos” pelos bois parintinenses. Isso porque, em 2026, são 40 atrações nos dois dias da festa que encerra o Carnaval e inicia a temporada bovina, como uma amostra do que vem por aí para o Festival Folclórico em junho.
Leia também: Carnaboi 2026: confira a programação do segundo dia em Manaus

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp
Entre os visitantes da primeira noite estavam o casal Roberto Filho e Gilmara Cavalcante. Eles contam que esta é a primeira vez que participam do evento por uma condição muito especial: a filha do casal, Sarah Letícia, se apresentou como sinhazinha da fazenda pelo boi Tira-Prosa.
“É a primeira vez que a gente vem pro Carnaboi. Nossa filha sempre se apresenta pelo Garantido como dançarina. Mas dessa vez é a primeira vez como sinhazinha do Tira-prosa”, disse Roberto Filho, orgulhoso da filha.
Leia também: Além de Caprichoso e Garantido: saiba quais bois do Manaus fazem parte do Carnaboi 2026
Após um período sem ocorrer no Sambódromo, o evento retornou ao seu “palco original”, onde foi realizada a maior parte de suas edições. E para a mãe de Sarah, a primeira noite do Carnaboi realizada no Sambódromo este ano foi impressionante.
“Muito boa esta edição. A estrutura está ótima, segurança também está ótima. E essa edição é muito especial pra gente porque viemos prestigiar a Sarah Letícia que se apresentou como sinhazinha”, comentou Gilmara.

No clima de Parintins
A profissional de serviços gerais Marluce Neves prestigia o Carnaboi em Manaus a muitos anos. Para ela a sensação de assistir as apresentações na capital amazonense é uma preparação para ir para o Festival Folclórico em Parintins.
“Eu tô achando o máximo. Todos os anos quando eu tenho tempo eu venho pro Carnaboi. Trago também minhas filhas e meu marido. E já vou me preparando, porque há pelo menos quatro anos eu tenho ido para o Festival em Parintins e o Carnaboi já é uma preparação”, destacou.

Marluce Neves também gostou do retorno da festa ao seu local de origem em Manaus. “Eu gosto quando é no Sambódromo porque dá mais gente e tem mais espaço. E eu já gosto muito dessa festa independente de onde for porque é nela que eu me sinto bem”, declarou.
A expectativa é que o público ultrapasse os 27 mil presentes na edição de 2025. E para quem não pode ir pessoalmente curtir o Carnaboi, é possível acompanhar as transmissões ao vivo do Grupo Rede Amazônica.
Carnaval Amazônico
O projeto Carnaval Amazônico é uma iniciativa do Grupo Rede Amazônica que conecta o público com a essência do Carnaval da região Norte, com o apoio do Governo do Estado do Amazonas.
