Fotos: Eley Oliveira/Amazon Sat
Dividido em duas noites de shows, o Carnaboi 2026 volta ao Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho, o Sambódromo de Manaus (AM), para sua 25ª edição. Com noites temáticas e entrada gratuita, o evento marca o início da temporada bovina, uma preparação para o Festival Folclórico de Parintins. E para garantir a diversão de todo o público apaixonado pelo boi-bumbá, este ano o evento conta com uma área exclusiva para Pessoas com Deficiência (PcD) e mobilidade reduzida.
O ‘Espaço Acessível’ foi disponibilizado nos dois dias – sexta-feira (20) e sábado (21) – para as PcD e seus acompanhantes, com 30 vagas preenchidas por ordem de chegada.
📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp
A estrutura, realizada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEPcD), disponibiliza um local seguro, com proteção para chuva, banheiro adaptado, hidratação e intérprete de libras.
Além disso, o local conta com audiodescrição e equipes multiprofissionais dando o suporte e acompanhamento das pessoas durante o evento.
Carnaboi pensado para todos
Apaixonado pelo Boi Garantido, Rogério Nascimento é um dos brincantes de boi-bumbá que compareceu na primeira noite do Carnaboi 2026.
Ele conta que sempre utiliza os espaços construídos para PcDs no evento, mas que chega cedo para curtir a festa no meio do público em geral.
“Eu venho sempre sozinho. Só eu e Deus com o pessoal do Garantido. Mas eu prefiro acompanhar o evento com a galera. Depois, quando eu cansar, eu vou para lá. Já sou antigo no Carnaboi. Como diz aquele ditado, eu sou ‘macaco-velho’. Então eu vou me virando como dá”, afirma Nascimento, que sempre comparece no Carnaboi.

Leia também: Carnaboi: o início da temporada bovina no Amazonas
Também são disponibilizados abafadores de ruído para pessoas que possuem dificuldades de lidar com barulhos altos ou tem sensibilidade auditiva. É o caso de Felipe Souza, que afirma gostar dos dois bois.
Autista, para ele é difícil estar em ambientes com muito ruído, mas apesar do som alto que ecoa as toadas no sambódromo, ele decidiu tentar.
“É a primeira vez que eu venho. Gosto muito de boi-bumbá. Apesar de eu estar com a camisa do Garantido, eu gosto do Caprichoso também. E ver daqui é muito diferente do que na internet, que é onde eu sempre acompanho desde criança”, revelou Souza.
A irmã de Felipe, Tiana Souza, também gostou do espaço disponibilizado para PCDs. “Ele gosta muito de boi-bumbá, então como eu fiquei sabendo deste espaço, fica mais tranquilo aqui pra ficar com ele”, aprovou.

Do lado do Caprichoso, a dona de casa Auxiliadora Pereira levou o filho Eduardo Martins, de 21 anos, que é uma pessoa com Síndrome de Down.
“Às vezes é muito difícil trazer ele porque tem muita gente, a gente fica com um pouco de medo, mas com o espaço pra atender é muito importante pra interação dele, pra convivência com os outros”, afirma.
Em sua 25ª edição, o evento acontece pelo terceiro ano consecutivo como parte do projeto Carnaval Amazônico, do Grupo Rede Amazônica e a expectativa é que o público ultrapasse os 27 mil visitantes registrados em 2025.
Carnaval Amazônico
O projeto Carnaval Amazônico é uma iniciativa do Grupo Rede Amazônica que conecta o público com a essência do Carnaval da região Norte, com o apoio do Governo do Estado do Amazonas.
