Foto: Marcely Gomes/Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas
O Carnaboi 2025, realizado pelo segundo ano consecutivo no Studio 5 – Centro de Convenções, conta com uma infraestrutura e capacidade de acomodar um grande público com conforto e segurança. O espaço tem mais de 20 anos de história e tradição em Manaus (AM).
Com ampla praça de alimentação e estacionamento, o local oferece uma estrutura acessível para quem deseja aproveitar o evento. A Fábrica de Eventos, em parceria com o Grupo Rede Amazônica, trabalha na modernização do espaço, para proporcionar mais qualidade à estrutura.
O especialista em projetos da Fundação Rede Amazônica (FRAM), Matheus Aquino, conta que a escolha do local levou em conta o clima amazônico, cujo período chuvoso ocorre no início do ano, quando o evento é realizado.
“Tivemos cerca de 40 mil pessoas nas duas noites de espetáculo em 2024. A gente trouxe o Carnaboi para dentro do Studio 5, que é um ambiente coberto, porque a gente sabe que a questão da chuva influencia bastante, em especial por conta da comodidade do público e a transmissão na TV e portais”, destacou Aquino.


Melhoria no Espaço
Em fevereiro deste ano, uma parceria entre o Grupo Rede Amazônica e a Fábrica de Eventos foi firmada para a melhoria do Studio 5. A parceria visa a modernização do espaço e melhoria dos eventos, além de ampliar as opções de entretenimento em Manaus.
“Estamos focando em três pilares: aumento significativo de conteúdos, parcerias que possam trazer conteúdos sociais para o local e, a terceira, é a geração de empregos”, destacou Bete Dezembro, empresária.
Com o contrato firmado, o Centro de Convenções vai integrar o fundo de investimentos responsável pela concessão de grandes espaços, como o estádio do Pacaembu, em São Paulo.
“Até do ponto de vista publicitário, empresas que vão estar presentes também no Studio 5, abre-se aí uma quantidade de possibilidades importantes e também permite que o Studio 5, o shopping, melhore e se modernize para atender também esse fluxo, certamente bastante grande, que vai ser gerado por essa operação”, destacou Phelippe Daou Júnior, CEO do Grupo Rede Amazônica.

Participação de crianças e adolescentes
Como parte das medidas de segurança e organização, o evento também terá regras específicas para a participação de crianças e adolescentes. Essas normas, determinadas pela Justiça do Amazonas, visam garantir a segurança e o bem-estar dos menores durante as festividades, com restrições quanto à idade e exigências quanto à presença de responsáveis.
Confira as regras:
- Menores de 12 anos estão proibidos de participar do Carnaboi, mesmo acompanhados pelos responsáveis.
- Adolescentes entre 12 e 15 anos poderão participar, mas apenas se acompanhados por responsáveis legais.
- Adolescentes com 16 anos ou mais deverão apresentar documento oficial com foto para acesso ao evento.
“A equipe de proteção estará preparada para realizar uma abordagem pedagógica. Caso necessário, o Conselho Tutelar e as autoridades competentes farão a remoção da criança”, informou a secretária de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, Jussara Pedrosa.
As novas medidas visam proporcionar um ambiente mais seguro para os menores durante as festividades, equilibrando o direito à diversão com a proteção e o cuidado necessários.
Acessibilidade
O especialista contou ainda sobre a área preparada para receber Pessoas com Deficiências (PCD):
“Quanto a acessibilidade, a Fundação entende a importância de ter um espaço acessível para as pessoas que querem brincar. Dentro do Carnaboi a gente vai ter um espaço disponibilizado, separado, para as pessoas que têm algum tipo de deficiência aproveitarem com segurança. Então a gente vai ter um espaço para pessoas que têm deficiência visual, para cadeirantes, inclusive com TV dentro desse espaço para as pessoas conseguirem acompanhar a transmissão com conforto”, finalizou.
Carnaval Amazônico
O Carnaval Amazônico é um projeto realizado pela Fundação Rede Amazônica, correalizado pelo Grupo Rede Amazônica, com o apoio da Associação Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, Governo do Amazonas e Prefeitura de Parintins.
O projeto visa resgatar a importância histórica das tradicionais bandas e blocos de Carnaval de Manaus, unindo tradição, cultura e entretenimento, levando a Amazônia para o público de toda a Região Norte. Campanhas educativas e socioambientais também fazem parte do projeto.