‘Caravana da Ópera’ leva idosos e adolescentes para ensaio de espetáculo no Teatro Amazonas

Ação faz parte do projeto Ópera em Rede, coordenado pela Fundação Rede Amazônica.

Foto: Reprodução/Secretaria de Cultura do Amazonas

A primeira Caravana da Ópera – ação do projeto Ópera em Rede coordenada pela Fundação Rede Amazônica (FRAM) – acontece nesta quinta-feira (11), às 18h. A ação vai levar jovens de escolas públicas e pessoas idosas para assistirem a um ensaio exclusivo de ópera no Teatro Amazonas.

Para a coordenadora-executiva do Ópera em Rede, Gisa Almeida, a Caravana da Ópera é uma oportunidade para que pessoas de todas as idades e gerações possam conhecer mais sobre o estilo artístico por meio do contato direto com os bastidores de um dos maiores festivais do Brasil, o Festival Amazonas de Ópera, que este ano está em sua 25ª edição.

“A nossa equipe, do Ópera em Rede, tem se dedicado para criar ótimos momentos para as pessoas e ampliar cada vez mais o alcance do projeto. Acredito que a Caravana da Ópera levará uma experiência única para todos que irão visitar o Teatro Amazonas pela primeira vez, ou visitar de uma forma diferente, com ópera!”, 

destacou Gisa Almeida.

A Caravana da Ópera contará com cerca de 260 pessoas, entre jovens e idosos, que terão a oportunidade de acompanhar, com exclusividade, o ensaio do espetáculo “Piedade”, de João Guilherme Ripper. A obra é baseada na história real do triângulo amoroso formado pelo escritor Euclides da Cunha, sua esposa Anna e o amante, Dilermando de Assis.

A iniciativa da FRAM irá viabilizar aos convidados o suporte com água, e ônibus para o translado das cinco instituições participantes. São elas: Parque Municipal do idoso; Centro Estadual de Convivência do Idoso – CECI Aparecida; Escola Maria de Lourdes; Escola CETI Bilíngue Gilberto Mestrinho Medeiros Raposo e Escola Estadual Jairo da Silva Costa.

Ópera em Rede 

O Ópera em Rede é uma iniciativa que reúne ações culturais e socioambientais, com realização da Fundação Rede Amazônica (FRAM) e apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC-AM), do Governo do Amazonas, Apa Móveis e Supermercados DB.

As atividades acontecem paralelamente à 25ª edição do Festival Amazonas de Ópera (FAO). A temporada comemorativa de espetáculos começou dia 21 de abril e vai até 28 de maio. O FAO tem direção artística de Luiz Fernando Malheiro, que reveza a regência das obras com Marcelo de Jesus e Otávio Simões.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Funai e MPI se unem para aprimorar prevenção e resposta às mudanças climáticas nas terras indígenas

Foi promovido um amplo debate com outros órgãos para aprimorar as medidas de prevenção e resposta aos eventos climáticos extremos nas terras indígenas. 

Leia também

Publicidade