Pulseiras, colares, cocares e brincos: esses são alguns dos itens que quem visita o Carnaboi 2024, evento que faz parte do projeto Carnaval Amazônico, pode encontrar.
Além de fortalecer a cultura amazônica, os objetos, em sua maioria desenvolvidos a partir de materiais orgânicos encontrados na natureza promovem a também são fonte de renda para os artesãos locais.
Além de adereços tradicionais, com a fauna e flora amazônica, um dos principais atrativos são os adereços “bovinos”, que remetem aos bois-bumbás de Parintins. Seja do Garantido ou do Caprichoso, o importante é representar o Festival Folclórico de Parintins, além de torcer pelo seu boi.
O vendedor Abraão Moreira explica que atua no ramo há dois anos e que, além das vendas que realiza em eventos do tipo, ele consegue captar pessoas que se tornam clientes frequentes.
“Hoje em dia a gente pensa no evento e nas vendas futuras. Às vezes, o evento rende bastante, mas o pós é bem recompensador também”,
relata.
Ele também conta que nesse ano, investiu na confecção de brincos e pulseiras, cuja tendência de procura cresceu após o Festival de Parintins ganhar notoriedade nacional por meio do reality show Big Brother Brasil (BBB).
Já Carioca Rodrigues, que também atua em festivais locais e feiras, conta que o dom do artesanato era de sua falecida esposa e que se inspirou nela para seguir no ramo com a irmã. “A gente espera que os eventos de Boi esse ano tragam bastante frutos para os empreendedores locais”, deseja.
Carnaval amazônico
O Carnaval Amazônico é um projeto realizado pela Fundação Rede Amazônica, correalizado pelo Grupo Rede Amazônica, com o apoio do Governo do Estado do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas. Ele visa resgatar a importância histórica das tradicionais bandas e blocos de Carnaval de Manaus.
Flashs ao vivo, clipes das bandas, campanhas educativas (conscientização contra direção perigosa, combate à exploração sexual de mulheres e crianças e infecções sexualmente transmissíveis) e campanhas ambientais (plantio de mudas de árvores em área pré-selecionada, programa de coleta de resíduo e compensação da emissão de carbono) também fazem parte do projeto.
O Carnaval Amazônico busca unir tradição, cultura e entretenimento, levando um pedaço da Amazônia para o público de toda a Região Norte.