Projeto Bella Causa leva orientações para mulheres vítimas de violência em Roraima

O projeto Bella Causa ocorre entre os dias 26 e 31 de janeiro em Boa Vista e vai promover capacitações voltadas ao fortalecimento feminino.

Foto: Willame Sousa

O projeto Bella Causa chega, pela primeira vez, em Roraima como uma iniciativa voltada ao desenvolvimento social e à sustentabilidade. São ações que combinam formação, comunicação, campanhas educativas e práticas socioambientais, com foco na conscientização dos direitos das mulheres e no fortalecimento de redes de apoio.

A proposta do projeto realizado pela Fundação Rede Amazônica (FRAM) surge em resposta a uma realidade social que ainda demanda atenção e mobilização. Dados nacionais apontam que os índices de violência contra mulheres na Região Amazônica estão acima da média brasileira, o que reforça a importância de iniciativas que promovam informação, orientação e oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.

Entre as ações previstas estão trilhas formativas presenciais, com oficinas, palestras e mentorias voltadas ao autoconhecimento, empreendedorismo e desenvolvimento de liderança, além da produção de videoaulas educativas que ampliam o alcance do projeto por meio da televisão.

projeto bella causa em roraima
Foto: Willame Sousa

O conteúdo formativo será exibido no canal Amazon Sat e também reforçado pelas plataformas digitais da Fundação.

O projeto também contempla campanhas educativas que serão veiculadas entre janeiro e fevereiro nos veículos do Grupo Rede Amazônica e nas redes sociais da Fundação, com mensagens de conscientização, orientação e incentivo à busca por ajuda, fortalecendo o papel da comunicação como ferramenta de transformação social.

Segundo a diretora institucional da FRAM, Mariane Cavalcante, o projeto reflete o compromisso contínuo da instituição com pautas sociais relevantes.

“O Bella Causa nasce do propósito de informar, educar e apoiar. Acreditamos que o acesso à informação e à conscientização é fundamental para promover mudanças reais e duradouras na sociedade”, afirma.

Responsável pelo projeto, o especialista em projetos da Fundação, Denis Carvalho, destaca que a iniciativa foi estruturada a partir das realidades locais:

“As ações foram pensadas para dialogar diretamente com o contexto de Roraima, integrando desenvolvimento social, comunicação e sustentabilidade em uma estratégia única e consistente”, explica.

Além do eixo social e educativo, o Bella Causa incorpora práticas sustentáveis, como o plantio de mudas e ações de compensação de carbono, reforçando o compromisso socioambiental presente em todos os projetos da Fundação Rede Amazônica.

Programação do Bella Causa 

As ações programas ocorrem entre os dias 26 e 31 de janeiro na Casa da Mulher Brasileira, em Boa Vista, e devem beneficiar 50 mulheres acolhidas pelo local.

Leia também: Casa da Mulher Brasileira: saiba quais serviços são oferecidos em Roraima

De acordo com a diretora-geral da unidade, a programação contará com diversas atividades voltadas à reconstrução de trajetórias das participantes: “São mulheres sobreviventes de violência e que são prioritárias para a parte presencial do projeto. É um projeto voltado à prevenção, educação e qualificação das mulheres”.

26 a 30 de janeiro

  • 8h – 12h: Trilha do conhecimento;
  • 10h15: Conteúdo formativo audiovisual com cinco vídeo-aulas, transmitidas no canal Amazon Sat e Youtube FRAM.

31 de janeiro

  • Plantio de mudas/compensação de carbono.

Bella Causa

O Projeto Bella Causa surgiu da necessidade de oferecer suporte a mulheres que enfrentam violência doméstica, proporcionando oportunidades para que resgatem sua dignidade e busquem crescimento pessoal e profissional.

É uma realização da Fundação Rede Amazônica (FRAM), com apoio da LB Construções e Engenharia, PauBrasil RR – materiais para construção e Governo de Roraima.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

#Série – Nomes populares de doenças na Amazônia: o que é tuxina?

Saiba mais sobre a oxiurose ou enterobiose, infecção parasitária comum no Brasil, conhecida popularmente como "tuxina".

Leia também

Publicidade