Foto: Willame Sousa
O Projeto Bella Causa realiza sua primeira edição em Roraima, entre os dias 26 e 31 de janeiro, com uma programação voltada ao fortalecimento de mulheres em situação de violência. As atividades aconteceram na Casa da Mulher Brasileira e reuniram cerca de 50 participantes em ações de desenvolvimento pessoal, gestão financeira e autoconhecimento.
Durante a semana, as mulheres participaram de rodas de conversa, palestras e oficinas educativas, criando um espaço de escuta, troca de experiências e incentivo mútuo. Os encontros possibilitaram o reforço sobre a importância da rede de apoio no enfrentamento da violência física e psicológica.
📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

Além da programação presencial, o projeto disponibilizou videoaulas no canal do YouTube da Fundação Rede Amazônica (FRAM), ministradas pela especialista em gestão de pessoas Fabiana Souza. Os conteúdos ampliaram o alcance da iniciativa, levando orientações práticas sobre autonomia, desenvolvimento pessoal e tomada de decisões.
Saiba mais: Assista todas as aulas do projeto Bella Causa 2026
Para Fabiana, o Bella Causa foi além de um projeto e se tornou uma missão, pois ajudou cada mulher presente a se reconhecer e se reinventar.
“No último dia de prática na Casa da Mulher Brasileira, nós vimos a postura de cada mulher, todas com um olhar diferente, com um sorriso, participando de todas as práticas e saindo já com o negócio em mente e isso mostra que o nosso dever foi cumprido”, declara.

Com foco na conscientização e no empoderamento feminino, o Bella Causa buscou oferecer ferramentas para que cada participante possa reconstruir sua trajetória com mais segurança e dignidade, reforçando o papel da informação e da formação como caminhos para transformar realidades e promover novos começos.
Juliana, uma das cinquenta mulheres que estiveram no evento, afirmou a importância de projetos como o Bella Causa:
“É a primeira vez que eu participo de um projeto grandioso como o Bella Causa. Ele é muito importante para mulheres que passam por situações de violência, tanto psicológica quanto física, e a mulher chegando aqui em busca de apoio emocional, ela entende quais são os tipos de violência. Para mim, está sendo muito transformador e renovador estar aqui, ouvindo relato de outras mulheres que passaram pela mesma situação que eu”, diz a participante.
Já Dalia Carvajal, venezuelana que mora há oito anos em Boa Vista, afirma que o projeto lhe ajudou no seu desenvolvimento pessoal e espiritual:
“Estou participando do Bella Causa, que tem me agradado, encantado e me ajudado pessoalmente e espiritualmente. Estou me sentindo muito melhor com esse projeto e muito grata por essa oportunidade”, conta.
O projeto finalizou suas atividades com um momento especial para os coordenadores do projeto. Para o especialista em projetos da Fundação, Denis Carvalho, o Bella Causa gerou conhecimento e evolução pessoal, não só nas mulheres, mas em toda a equipe participante.
“O projeto Bella Causa foi de grande impacto, representando um trabalho transformador. Consideramos que, ao invés de encerrar, concluímos uma etapa, pois daremos continuidade a estas ações no futuro. A parceria com o governo de Roraima e a Casa da Mulher Brasileira resultou em uma união que promoveu mudanças significativas. A transformação foi, sem dúvida, o tema central desta semana”, afirma Carvalho.
A última atividade da programação é a plantação de mudas em áreas escolhidas no estado, que contam com geolocalização e potencial para gerar benefícios ambientais e sociais, incluindo a possibilidade de geração de renda para a comunidade local.
Essa ação ambiental tem como objetivo contribuir para a compensação da emissão de carbono gerada durante a realização do projeto, além de promover a valorização do território e o cuidado com o meio ambiente.

Bella Causa
O Projeto Bella Causa surgiu da necessidade de oferecer suporte a mulheres que enfrentam violência doméstica, proporcionando oportunidades para que resgatem sua dignidade e busquem crescimento pessoal e profissional.
É uma realização da Fundação Rede Amazônica (FRAM), com apoio da LB Construções e Engenharia, PauBrasil RR – materiais para construção e Governo de Roraima.
