Foto Iago Fonseca/GEA
O Governo do Amapá divulgou o balanço preliminar de visitantes e veículos que passaram pela 54ª Expofeira este ano, consolidada como a maior vitrine de negócios sustentáveis e oportunidades da Amazônia. Os dados, de 30 da agosto a 6 de setembro, apontam que o evento recebeu 2,2 milhões de pessoas antes do encerramento da programação no domingo (7). Até a data, 671 mil veículos passaram pela Rodovia Josmar Chaves Pinto.
Somente no sábado (6), noite do Festival das Aparelhagens e do cantor nacional Xand Avião, mais de 570 mil pessoas estiveram no Parque de Exposições da Fazendinha. Dados apontam, ainda, que mais de 230 mil veículos passaram pela rodovia em uma única noite.
“Isso mostra a consolidação desse evento e tudo foi em função de uma decisão política da gestão, que visa emprego e renda. Esses dados são reflexo de um trabalho crescente que vem desde 2023”, destaca o coordenador geral da Expofeira, Richard Madureira.
Além nos números da movimentação de pessoas e veículos, também destaca-se o êxito econômico da Expofeira que, no balanço parcial, mostra que quase R$ 1 bilhão em negócios foram fechados em 7 dias de programação, até 5 de setembro. Os dados totais ainda estão em consolidação e serão divulgados em breve.
Aprovação do público na Expofeira
O Governo divulgou também, nesta terça-feira (9), os dados gerais das avaliações realizadas pelo Instituto Opinião, que apresentou questionários ao público visitante de 30 de agosto a 7 de setembro, no Parque de Exposições da Fazendinha.
Entre os dados divulgados, está a aprovação de 88,5% do público entrevistado sobre a Expofeira de 2025. Além disso, 98,6% avaliaram como adequada ou muito adequada a decisão do Governo do Estado de retomar a feira.

Outro número do evento de 2025 é que 56,6% dos entrevistados consideraram a 54ª edição da Expofeira melhor que a anterior, contra 39% que preferiram a de 2024. Ainda conforme os dados, para 56,3% do público as atrações artísticas foram a melhor parte, seguida das apresentações culturais, com 43%, e a organização e estrutura, que ficou com 32,4%.
De acordo ainda com os levantamentos, para 52,56% dos entrevistados, geração de oportunidades de negócios é a principal marca que a Expofeira deixa para o Amapá. A pesquisa foi realizada com 900 frequentadores, a margem de erro é de 3,5% e a confiabilidade de 95%.
Na quarta-feira o governador Clécio Luís, com secretários de Estado, apresentará o balanço geral da 54ª Expofeira do Amapá no Espaço Nuance Eventos, na Rua Jovino Dinoá, n.º 4570, bairro Beirol, em Macapá.
Expofeira na Rede
A Expofeira na Rede tem o objetivo de valorizar e ampliar o impacto social, cultural, econômico e turístico da tradicional ExpoFeira do Amapá. É uma realização da Fundação Rede Amazônica (FRAM), com apoio do Grupo Equatorial, Tratalyx e Governo do Amapá.
