As práticas esportivas tem ganhado meios mais fáceis e acessíveis de serem exercidas, seja uma caminhada, dança ou mesmo as tarefas domésticas – como jardinagem e até limpeza. Todas são consideradas atividades físicas que ajudam a manter o peso adequado, melhoram o humor e até a concentração.
Na região amazônica todos os meses competições esportivas são promovidas e uma das mais populares é a corrida. Em trilhas, com obstáculos, diversas oportunidades que colocam a população em contato mais próximo com a natureza.
Priorizando a saúde de quem pratica atividades físicas, em especial ao ar livre na região amazônica, é importante cuidar da pele, por exemplo. A dermatologista Anne Amaral dá dicas de prevenção, cuidados e proteção.
“É importante que os atletas façam a opção da utilização de um filtro físico. Protetor solar é melhor para quem pratica atividade física com suor excessivo ou mesmo que tenha utilização do ambiente aquático. Esses produtos não saem com facilidade em contato com suor ou água, e também, não ardem nos olhos e nem na boca”, indica a especialista.
Outro fator importante é a prevenção contra picadas de mosquitos transmissores de doenças, que podem também provocar alergias na pele de intensidades diferentes, desde casos mais leves, até outros mais graves que podem representar riscos.
“Quanto aos mosquitos é importante que o atleta utilize roupas adequadas. Hoje em dia nós já temos tecidos que tem substâncias para repelir a aproximação desses insetos e mosquitos, então a utilização de repelentes são importantes, tanto na região corporal quanto por cima das roupas”, afirma Anne.
Outra questão de extrema importância é a hidratação: água e bebidas isotônicas são sempre bem vindas, quando o assunto é manter-se hidratado.
“É muito importante que o atleta faça realmente a ingestão de bastante líquidos, devido a perda causada pelo suor. Então recomendo bastante água, utilização de água de coco e uma boa opção é bebida isotônica”, recomenda.
Dica da especialista
Calos e assaduras são sempre companhias indesejadas dos competidores ou daqueles que praticam qualquer exercício físico. A dermatologista também dá algumas dicas para ir aos treinos prevenido e sem medo:
Prevenção de calos – ”É muito importante a utilização de meias adequadas, que deixem o ambiente do pé mais confortável, sapatos adequados para ambientes de corrida, existem vários tipos de tênis, deve ser escolhido um específico que seja para corrida. Detalhe importante: a utilização de hidratantes”.
Prevenção de assaduras – “O principal na hora de realizar atividades físicas é sempre ter os equipamentos necessários, então isso inclui as roupas adequadas. É sempre importante que os shorts tenham aqueles protetores mais apertados embaixo, isso evita possíveis assaduras. O ato de roçar uma perna com a outra, uso utilização de hidratantes também é importante, tanto na região da virilha quanto na região dos pés, é uma forma de prevenir as possíveis assaduras ou até mesmo a formação de calosidade”.
XTERRA Amazônia 2024
O XTERRA Amazônia 2024 é uma realização da Fundação Rede Amazônica (FRAM) e tem o apoio da Braga Veículos; Secretaria Municipal de Inovação, Indústria, Comércio e Turismo da Prefeitura de Novo Airão; Secretaria de Estado do Desporto e Lazer, do Governo do Amazonas.