Foto: Aog Ronha/GEA
Durante os seis dias de programação do Arraiá do Povo 2025, promovido pelo Governo do Amapá, o público e os participantes das competições juninas contaram com atendimento em saúde garantido no local, na Cidade Junina, montada na Zona Norte de Macapá.
O reforço na área da saúde integrou a estrutura planejada para oferecer suporte completo aos frequentadores do evento, que reuniu milhares de pessoas entre os dias 27 de junho e 2 de julho.
Leia também: Arraiá do Povo 2025 reúne tradição e cultura com segurança no Amapá
Coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o posto fixo de enfermagem foi instalado ao lado do palco principal e funcionou em regime de plantão todos os dias da festa. A unidade contou com equipe composta por médicos, enfermeiros, técnicos e farmacêuticos, atuando com equipamentos de primeiros socorros, medicamentos e insumos para atendimentos emergenciais.
A estrutura foi preparada para responder a situações comuns em eventos de grande porte, como crises de ansiedade, desidratação, alteração de pressão arterial e mal-estar provocado por calor, alimentação inadequada ou consumo excessivo de bebidas alcoólicas.
No domingo (29), o estudante Ruan Darlison foi um dos atendidos pela equipe de plantão. Ele relatou ter procurado ajuda médica após sentir uma aceleração nos batimentos cardíacos durante uma das apresentações do evento.
“Eu vim prestigiar o forrozão e, de repente, senti meu coração acelerar. Encontrei uma enfermeira no caminho, que me levou direto ao posto. Fui atendido rapidamente pelo médico, que verificou meus batimentos e constatou que era só ansiedade. Graças a Deus, estava tudo bem. É uma ótima ideia ter esse atendimento aqui, porque com tanta gente, é importante ter esse suporte”, contou.
A enfermeira Sibele Soeiro, integrante da equipe da Sesa, explicou que o serviço foi estruturado para acolher tanto o público visitante quanto os quadrilheiros que participaram das apresentações. Segundo ela, os dançarinos costumavam chegar ao local com sinais de ansiedade e, muitas vezes, em jejum ou com quadros de desidratação.
“Nós atendemos o público em geral e também os quadrilheiros, porque geralmente eles chegam nervosos, ansiosos, às vezes não se alimentam direito e acabam tendo mal-estar, pressão alterada. Estamos com retaguarda de medicamentos, equipamentos de monitoramento e apoio do SAMU e Corpo de Bombeiros. Fazemos aferição de pressão, exame de glicose, monitoramento e, se necessário, aplicamos medicação”, reforçou Sibele.
Em casos que exigiram atendimento mais avançado, o protocolo adotado foi o encaminhamento do paciente para o Hospital de Emergência, com o apoio da ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A presença do Samu foi parte do planejamento integrado entre os órgãos estaduais para garantir o bom funcionamento da estrutura do Arraiá do Povo.

A Cidade Junina, montada pela primeira vez na Zona Norte da capital, foi palco das principais competições do calendário junino do estado. O Arraiá do Povo 2025 reuniu o 6º Festival Municipal Sandro Rogério, promovido pela Liga Junina de Macapá (Ligajum); o 7º Forrozão do Primo Sebastian, organizado pela Federação das Entidades Juninas e Folclóricas do Amapá (Fejufap); e o 16º Arraiá no Meio do Mundo, realizado pelo Instituto Sociocultural Arraiá no Meio do Mundo (Fefap).
O esquema de saúde implementado durante o Arraiá fez parte de um plano maior de estrutura e segurança desenhado pelo Governo do Estado, que incluiu policiamento reforçado, ações educativas do Detran-AP e postos de atendimento ao cidadão. A atuação da Secretaria de Saúde garantiu suporte necessário para que o público pudesse aproveitar as festividades com atendimento disponível e rápido acesso a cuidados médicos, quando necessário.
Arraiá Amazônico
O Arraiá Amazônico é uma realização da Fundação Rede Amazônica (FRAM) em parceria com a Central Única das Favelas (CUFA-Amapá), Associação Casa da Hospitalidade, Lar Betânia – Casa da acolhida Marcello Candia; e apoio da Secretaria de Cultura do Estado do Amapá (Secult), Governo do Amapá e Tratalix Serviços Ambientais.
