Arraiá do Povo conquista público amapaense

Festejo atraiu visitantes de diversos municípios e encantou com apresentações culturais, barracas de comidas típicas e uma estrutura pensada para acolher o público com segurança e conforto.

Grupo de amigos prestigiando o Arraiá do Povo em Macapá. Foto: Divulgação

O Arraiá do Povo 2025 se consolidou como um dos maiores eventos juninos do Amapá. Realizado na Zona Norte de Macapá pelo Governo do Estado, o festejo atraiu visitantes de diversos municípios e encantou com apresentações culturais, barracas de comidas típicas e uma estrutura pensada para acolher o público com segurança e conforto.

Entre os que se deixaram levar pela animação do arrasta-pé está o casal Maria de Fátima, 64 anos, e Raimundo Ferreira, 74, moradores de Laranjal do Jari, no Sul do estado. Eles encararam a longa viagem até a capital especialmente para participar do evento e prestigiar a quadrilha Encanto Junino, representante de sua cidade natal.

“É a nossa primeira vez assistindo às apresentações das quadrilhas juninas, está tudo maravilhoso. O evento está muito animado e bem organizado. Estamos empolgados para assistir todas as quadrilhas, especialmente o Encanto Junino. Estamos na torcida por eles”, afirmou Maria, com brilho nos olhos e muita animação.

O casal Maria de Fátima, 64 anos, e Raimundo Ferreira, 74, moradores de Laranjal do Jari, no Sul do estado aproveitaram o Arraiá do Povo 2025. Foto: Aog Rocha/ GEA

A presença de visitantes como o casal mostra a força e o alcance do Arraiá do Povo, que integra diferentes regiões do Amapá em torno da cultura junina.

Festa democrática e familiar

A Cidade Junina, montada no quartel do Corpo de Bombeiros Militar no bairro São Lázaro, recebeu diariamente centenas de famílias que aproveitaram o espaço para vivenciar a tradição junina com alegria e segurança. A moradora da Zona Norte, Ana Cláudia, levou seus filhos e até a filha da vizinha para curtir o evento.

Ana Cláudia com seus filhos e até a filha da vizinha durante o evento. Foto: Jhon Martins/ GEA

“Ficamos tão felizes quando soubemos que o Arraiá do Povo seria na Zona Norte. Assim conseguimos chegar cedo, aproveitar tudo e voltar pra casa tranquilamente. Fizemos questão de nos arrumar a caráter, pois o local está lindo e a Zona Norte merece. Muito obrigada ao Governo do Estado por prestigiar os moradores daqui com esse evento grandioso”, destacou a dona de casa em entrevista durante o evento

Além das quadrilhas, as barracas com comidas típicas como vatapá, mungunzá, pamonha e tacacá fizeram sucesso entre o público, que também contou com espaços interativos, decoração temática e muita música nordestina.

Segurança e organização

Para garantir o bem-estar dos participantes, o Governo do Amapá montou um esquema especial de segurança e emergência, com mais de 300 agentes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros atuando na Cidade Junina, reforçando a sensação de segurança dos visitantes.

A pedagoga Vanda Costa, de 38 anos, moradora do bairro Zerão, levou o marido e os filhos para conhecerem a festa pela primeira vez e aprovou a estrutura.

“Eu faço questão de prestigiar. Antes eu dançava nas quadrilhas e agora venho só curtir com minha família. É uma alegria poder participar dessa celebração. A estrutura está segura, muito bem organizada e as apresentações estão encantadoras. A partir de agora venho em todas as edições do Arraiá do Povo”, afirmou Vanda.

A pedagoga Vanda Costa com a família prestigiando o evento. Foto: Cristiane Nascimento/ GEA

Celebração da cultura popular

O Arraiá do Povo se destaca todos os anos por valorizar a cultura popular e dar visibilidade aos grupos folclóricos do estado. As quadrilhas se apresentam com figurinos elaborados, coreografias marcantes e enredos que homenageiam a história e as tradições do povo amazônico.

Leia também: Você sabe a diferença entre quadrilhas juninas tradicionais e estilizadas?

Geise Vilhena, servidora pública e moradora da Zona Sul, aproveitou a liberação de bebidas em cubas térmicas e reuniu amigos de diferentes bairros e até de Tartarugalzinho para curtir a festa.

“A festa está linda. Chegamos cedo, pegamos um bom local e está sendo incrível. Apesar da chuva, estamos bem acomodados em área coberta, com arquibancadas confortáveis. Parabéns aos organizadores”, afirmou Geise.

Muito além da Cidade Junina

O projeto Arraiá Amazônico nas Escolas, realizado pela Fundação Rede Amazônica (FRAM), levou o clima das festas juninas muito além da Cidade Junina. Ações foram levadas para duas escolas estaduais de Macapá (AP), com uma programação especial. “Estamos com mais um projeto aqui no Amapá e buscamos justamente levar essa comemoração junina tão importante, aliada à conscientização sobre temas muito relevantes para a sociedade”, destacou Matheus Aquino, especialista em projetos da FRAM.

Durante a programação, os alunos e a comunidade escolar puderam prestigiar apresentações de três quadrilhas juninas: Mistura Junina, Rabo de Palha e Simpatia da Juventude. “Este ano ficamos felizes em participar levando um tema muito importante, que é o autismo — uma realidade vivida por muitas famílias, não só aqui no estado, como em todo o país. Dentro deste projeto, queremos mostrar um pouco dessa vivência”, explicou Andy dos Santos, diretor da quadrilha Simpatia da Juventude.

Leia também: Arraiá Amazônico leva jovens acolhidas pelo Lar Betânia para assistir apresentações de quadrilhas juninas em Macapá

Arraiá Amazônico

O Arraiá Amazônico é uma realização da Fundação Rede Amazônica (FRAM) em parceria com a Central Única das Favelas (CUFA-Amapá), Associação Casa da Hospitalidade, Lar Betânia – Casa da acolhida Marcello Candia; e apoio da Secretaria de Cultura do Estado do Amapá (Secult), Governo do Amapá e Tratalix Serviços Ambientais.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Gente do Norte Empresas: saiba quem é Ari Silva

Conheça Ari Silva: sócio dos Supermercados Santa Lúcia, é um dos convidados do programa Gente do Norte - Empresas, no Amazon Sat.

Leia também

Publicidade