Alunos da rede municipal iniciam o ano letivo com fardamento novo, materiais didáticos e escolas preparadas para receber a comunidade escolar. Foto: Fernando Teixeira/PMBV
O início do Ano Letivo 2026 movimentou a Rede Municipal de Ensino de Boa Vista nesta segunda-feira, 2, com o retorno de mais de 54 mil estudantes às salas de aula. As atividades foram retomadas em 145 unidades escolares, entre escolas urbanas, indígenas e do campo, marcando o começo de mais um ciclo educacional para crianças e adolescentes da capital.
Para garantir melhores condições de aprendizagem, os alunos iniciaram o ano com fardamento novo e materiais didáticos, além de estrutura pedagógica preparada para receber a comunidade escolar.
Leia também: Prefeitura inaugura primeira escola de tempo integral na zona rural de Boa Vista
Profissionais preparados para o ano letivo
A professora Débora Sales, da Escola Municipal Aquilino da Mota Duarte, que atua há 13 anos na Rede Municipal de Ensino, ressaltou a preparação dos profissionais para o início do período letivo.

“Todos os profissionais da rede participaram da Semana Pedagógica, um evento importante e fundamental para iniciarmos o ano letivo alinhados. Nesta primeira semana estamos fazendo o acolhimento dos alunos, fortalecendo o vínculo com a escola, com os professores e com os colegas, para que eles se sintam seguros, motivados e preparados para aprender”, disse.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp
Alegria marca retorno dos estudantes às escolas
Entre os alunos, o primeiro dia foi marcado por reencontros e expectativa. A estudante Yelena Castro da Costa, de 10 anos, do 5º ano, comemorou o retorno às aulas.
“É um prazer voltar para a sala de aula, rever minha professora, amigos e conhecer os novos colegas. Minhas disciplinas favoritas são história e ciências”, falou.
Já Ágata Gabriela, também de 10 anos e aluna do 5º ano, contou que esperava muito pelo retorno à escola. “Aproveitei muito as férias. Brinquei, me diverti muito com a minha família. Viajei para o interior, tomei banho de igarapé, mas já estava ansiosa para voltar”, relatou.

Ano Letivo 2026
Terá carga horária mínima de 812 horas, distribuídas em 203 dias de atividade escolar, excluídos os períodos de recreio, momentos cívicos e avaliações de recuperação final. Para aprovação, será exigida frequência mínima de 60% na Pré-Escola e 75% no Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
