ALEAM destaca matérias legislativas voltadas à educação no Estado

Assembleia Legislativa do Amazonas destaca matérias legislativas voltadas à educação no Estado.

Foto: Danilo Mello/Aleam

Com o propósito de fortalecer as políticas públicas educacionais, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovou, no dia 21 de outubro, três Projetos de Lei (PLs) e um Projeto de Resolução Legislativa (PRL) voltados à valorização do ensino, à cidadania e à inclusão.

As propostas, de autoria de diferentes parlamentares, tratam da criação de programas educativos, do reconhecimento aos professores de língua indígena, do incentivo à educação ambiental e da garantia de segurança alimentar para alunos com alergias alimentares.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

Entre os destaques, está o Projeto de Resolução Legislativa (PRL) nº 66/2025, de autoria do presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (União Brasil), que institui o programa Aleam Educa.

A iniciativa oferece curso preparatório gratuito para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com aulas presenciais de Língua Portuguesa e Redação, além de acesso a uma plataforma digital com conteúdos das demais disciplinas e curso de inglês online.

“O Aleam Educa reafirma o compromisso da Assembleia com a formação cidadã e o acesso à educação de qualidade. Estamos abrindo portas e oportunidades para os jovens da rede pública”, afirmou o presidente Roberto Cidade.

O programa, desenvolvido pela Escola do Legislativo Senador José Lindoso, pretende atender este ano 1,5 mil estudantes de 30 escolas públicas de Manaus, consolidando o papel da Aleam como polo gratuito de capacitação e inclusão educacional.

Leia também: Parlamentar propõe programa para garantir água potável em escolas públicas

Valorização da língua indígena

De autoria do deputado Cristiano D’Angelo (MDB), o PL nº 531/2024 institui o Dia Estadual da Professora e do Professor da Língua Indígena, celebrado em 28 de julho. A proposta reconhece a importância desses educadores que preservam e difundem os saberes, tradições e línguas dos povos originários do Amazonas.

“Os professores indígenas são guardiões das tradições e da identidade cultural de seus povos. Sua atuação é essencial para a valorização e a continuidade dos conhecimentos ancestrais”, destacou o parlamentar.

Educação ambiental e reciclagem

Também de autoria do deputado Cristiano D’Angelo, o PL nº 71/2025 cria a Política Estadual de Incentivo à Reciclagem, Promoção da Educação Ambiental e Valorização dos Agentes de Materiais Recicláveis. O projeto busca fomentar a gestão sustentável de resíduos sólidos, a preservação ambiental e a inclusão social dos trabalhadores da reciclagem.

Atenção às crianças com alergia alimentar

O PL nº 425/2025, de autoria do deputado Felipe Souza (Patriota), garante às crianças com Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV) o direito de levar seu próprio alimento para as instituições de ensino públicas e privadas do Amazonas.

A medida tem como objetivo assegurar a segurança alimentar e a inclusão dessas crianças no ambiente escolar. “O projeto busca conscientizar a comunidade escolar sobre a APLV e garantir o acolhimento adequado, respeitando as necessidades específicas de cada aluno”, afirmou o deputado.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Você conhece as mascotes dos times de futebol da Região Norte?

As mascotes de time são uma tradição no mundo, não só no futebol, mas em todo ambiente esportivo, pois elas são fundamentais para a representação do processo cultural de uma agremiação.

Leia também

Publicidade