Assembleia Legislativa do Amazonas celebrou 35 anos do ECA com palestra reflexiva sobre o Estatuto

A palestra foi conduzida pelo professor Ademir Junior, graduado em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestre pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e doutor pela UFPE.

Palestra promovida pela Aleam celebrou os 35 anos do ECA. Foto: Alberto César Araújo/Aleam

Na última sexta-feira (18/7), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, promoveu a palestra “Uma reflexão sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente – um importante instrumento de garantias de direitos e deveres dos jovens cidadãos”.

O evento, realizado em comemoração aos 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), celebrado no dia 13 de julho, aconteceu às 9h, no auditório Sônia Barreto.

O diretor da Escola do Legislativo, Jander Lasmar, destacou a importância da atividade.

“O tema da nossa palestra propôs uma reflexão sobre o ECA, que é um instrumento fundamental de garantia de direitos e deveres dos jovens cidadãos. Nada melhor do que trazê-los à sede do Poder Legislativo Estadual para apresentar essa ferramenta de proteção e ressaltar sua relevância”, afirmou.

A coordenadora do programa Educando pela Cultura, pedagoga Jacy Braga, também comentou os objetivos da ação.

“O evento abordou os principais direitos das crianças e adolescentes, além de esclarecer aspectos importantes sobre a prática de atos infracionais por adolescentes. Também discutimos temas e propostas de novas posturas diante da recorrência de casos de violência que presenciamos, quase diariamente, durante o ano letivo”, explicou.

Leia também: Comissão de Segurança Pública da Aleam apresenta balanço das atividades do primeiro semestre de 2025

Palestrante

A palestra foi conduzida pelo professor Ademir Junior, graduado em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestre pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e doutor pela UFPE.

Sua área de interesse inclui temas como trabalho e infância, políticas sociais voltadas à criança e ao adolescente e protagonismo juvenil. Atualmente, é professor adjunto e coordenador do curso noturno de Serviço Social da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Participaram do evento alunos com idades entre 14 e 15 anos da Escola Waldemiro Peres Lustosa, localizada no bairro Compensa, zona Oeste de Manaus.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Árvores de florestas tropicais da Amazônia já sentem impactos climáticos, aponta estudo

Fruto de um amplo trabalho coletivo internacional, estudo conta com colaboração de 160 pesquisadores de vinte países.

Leia também

Publicidade