Ações do ‘Ópera em Rede’ fortalecem valor cultural do Festival Amazonas de Ópera

Para expandir e fortalecer o valor cultural do festival, as ações do Ópera em Rede serão realizadas em Manaus, Rio Preto da Eva, Iranduba e Manacapuru.

 Realizado anualmente desde 1997, o Festival Amazonas de Ópera (FAO) completa 25 anos em 2023. Para fortalecer o valor cultural do maior festival do gênero musical na América Latina, a Fundação Rede Amazônica (FRAM) lançou o ‘Ópera em Rede’, projeto de incentivo à cultura, conscientização ambiental e combate à fome.

As ativações compostas por ações, campanhas socioeducativas, caravanas, transmissão, exposição de ópera, recitais de canto lírico infantil e muito mais estão sendo realizadas desde abril. O objetivo é popularizar a ópera para diferentes públicos, principalmente para pessoas em situação de vulnerabilidade.

Festival Amazonas de Ópera – Foto: Márcio James/Secretaria de Cultura

 Para a diretora executiva do FAO, Flávia Furtado, a iniciativa da FRAM com o ‘Ópera em Rede’ é fundamental e faz parte das diretrizes do festival. “Desde a criação do FAO, o objetivo é popularizar a ópera. Ver a população se aproximando e reagindo ao que vê é interessante, divertido e muito bonito. Essa iniciativa vem a somar ao nosso festival, isso é gratificante”, conclui.

A iniciativa da FRAM tem movimentado crianças da rede pública de ensino, pessoas da terceira idade e instituições não governamentais, viabilizando acesso às apresentações de ópera pela primeira vez. Além disso, revelando novos talentos, com a promoção da 1ª Mostra Infantil de Canto Lírico, que está com inscrições abertas até o dia 25 de maio.

A programação inclui ações realizadas em Manaus, Rio Preto da Eva, Iranduba e Manacapuru. “A interiorização das nossas ações tem um motivo especial: levar as pessoas a ter acesso à magia do Festival Amazonas de Ópera. Inclusive nos municípios, para que também possam conhecer essa expressão artística”, explica a diretora-executiva da FRAM, Marcya Lira. 

Festival Amazonas de Ópera 

Há 25 anos, o FAO tem elevado o valor cultural, turístico e econômico, movimentando o cenário artístico no Amazonas, trabalhadores e amantes de ópera. Tendo como palco principal o Teatro Amazonas, participam do evento a companhia Amazonas Filarmônica, o Coral do Amazonas e solistas convidados.  

Ópera em Rede

O Ópera em Rede é uma iniciativa que reúne ações culturais e socioambientais, com realização da Fundação Rede Amazônica (FRAM) e apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC-AM), do Governo do Amazonas, Apa Móveis e Supermercados DB.

As atividades acontecem paralelamente à 25ª edição do Festival Amazonas de Ópera (FAO). A temporada comemorativa de espetáculos começou dia 21 de abril e vai até 28 de maio. O FAO tem direção artística de Luiz Fernando Malheiro, que reveza a regência das obras com Marcelo de Jesus e Otávio Simões. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Victor Xamã: a renovação do rap que vem da Amazônia

Expoente do estilo na região Norte, artista chama atenção por timbre grave e rimas que falam do cotidiano de quem vive entre as agruras da cidade grande e a maior floresta do mundo.

Leia também

Publicidade