CEO do Grupo Rede Amazônica falou sobre proteção e conservação da Amazônia.
‘Não há futuro sem Amazônia’ foi um dos temas abordados no último dia de programação da Glocal Experience Amazônia que reuniu, durante o período de 26, 27 e 28 de agosto, pesquisadores e especialistas para debates sobre a valorização da Amazônia e sua influência cultural e socioeconômica em todo o mundo.
O Painel que contou com a presença do CEO do Grupo Rede Amazônica, Phelippe Daou Jr., abriu discussões acerca de ações efetivas de conservação, proteção, valorização, políticas, além de incentivo à pesquisa científica para o desenvolvimento sustentável da Amazônia, validando seu papel fundamental como garantia de futuro para as próximas gerações.
Também estiveram presentes no Palco Glocal, o Pesquisador Adalberto Val, a professora titular do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Marilene Correa, o Empresário e Economista, Jaime Benchimol, além do Secretário de Estado do Meio Ambiente do Amazonas, Eduardo Taveira, para narrar suas visões acerca do tema proposto.
A Amazônia e sua grandeza
A floresta tropical amazônica, que cobre boa parte do noroeste do Brasil e se estende até a Colômbia, o Peru e outros países da América do Sul. Sua extensão abrange 7 milhões de quilômetros quadrados, dos quais 5 milhões e meio são cobertos pela floresta tropical.
A Amazônia é uma das três grandes florestas tropicais do mundo, possuindo a maior bacia hidrográfica existente e com o ecossistema de maior diversidade do planeta.
Com esse cenário, a Amazônia tem potencial para suprir o país com seus recursos naturais, levando em consideração referências para uma economia que pense o futuro com consciência sustentável.
Sobre a Glocal Experience Amazônia
A Glocal Experience nasceu em maio de 2022 com sua primeira edição no Rio de Janeiro. O evento retornará à capital carioca no período de 5 a 8 de outubro. Este encontro deverá ser anual e tem a intenção de ser realizado em cada Estado da Amazônia, a exemplo de Boa Vista (RR), que já recebeu uma mini edição do encontro. Em Manaus, terá 70 horas de conteúdo gratuito e sua programação completa está disponível no site do evento.
A Glocal Experience Amazônia tem o apoio do Governo do Amazonas, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Secretaria do Meio Ambiente, Navegam e Parque Mosaico; idealização e operação Dream Factory; e realização Fundação Rede Amazônica.
Texto: Luiz Pinheiro