7 atos de incentivo à educação e cultura promovidos pelo projeto ‘Pipoca em Cena’

Há mais de 10 anos, o projeto ‘Pipoca em Cena’ tem a missão de difundir a sétima arte para o Amazonas. O projeto, que nasceu em 2015, já levou programação de qualidade para diversas comunidades do Estado, sempre pensando em como o audiovisual pode ajudar na educação e estimular os jovens.

Confira algumas curiosidades do projeto nessa década de atividades:

  • A primeira edição do ‘Pipoca em Cena’ aconteceu no dia 27 de junho de 2015, no Centro de Convivência Pedro Vignola, na Cidade Nova, já com o objetivo de difundir a sétima arte para todo o Amazonas.
  • No início, o ‘Pipoca em Cena’ levava sessão de cinema, intervenções artísticas e informativas para diferentes bairros de Manaus, sempre priorizando as comunidades mais carentes.
  • A primeira edição teve como tema ‘dança’, com apresentação ao público da Cia Sesc de Dança, e a exibição do filme ‘Hairspray‘, filme baseado em um musical da Broadway (EUA). Toda edição tem um tema e, em 2024, trata dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
  • O nome ‘Pipoca em Cena’ é levado a sério! Durante as exibições dos filmes, a equipe do projeto distribui pipoca para os espectadores, em um momento de relaxamento para os participantes.
  • A partir de 2017, o ‘Pipoca em Cena’ passou a desafiar estudantes de escolas públicas de Manaus. Além de aprender sobre a sétima arte, os jovens passaram a receber orientações de profissionais do audiovisual e desenvolver os próprios curtas-metragens.
  • Para celebrar o projeto, a equipe prepara um dia especial, geralmente, na escola onde as oficinas aconteceram. Na ocasião, os curtas-metragens desenvolvidos pelos estudantes participam de uma mostra e os familiares também são convidados a assistir o resultado do esforço e criatividade dos alunos.
  • Nessa jornada, o projeto já conta em seu currículo com mais de 50 produções feitas pelos alunos!
Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

Sobre o Pipoca em Cena

A décima edição do Projeto Pipoca em Cena, da Fundação Rede Amazônica (FRAM), tem o apoio institucional da Globo Filmes; Policia Militar do Amazonas; Secretaria de Estado de Educação e Deporto Escolar (SEDUC); e o apoio da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC); Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC) e Governo do Amazonas.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Pesquisa aponta que 6 em cada 10 indígenas que vivem em áreas urbanas têm ao menos uma doença crônica

Hipertensão arterial, colesterol alto, problemas de coluna e depressão estão entre enfermidades prevalentes entre essa população.

Leia também

Publicidade