7 atos de incentivo à educação e cultura promovidos pelo projeto ‘Pipoca em Cena’

Há quase 10 anos, o projeto ‘Pipoca em Cena’ tem a missão de difundir a sétima arte para o Amazonas. O projeto, que nasceu em 2015, já levou programação de qualidade para diversas comunidades do Estado, sempre pensando em como o audiovisual pode ajudar na educação e estimular os jovens.

Confira algumas curiosidades do projeto nessa década de atividades:

  • A primeira edição do ‘Pipoca em Cena’ aconteceu no dia 27 de junho de 2015, no Centro de Convivência Pedro Vignola, na Cidade Nova, já com o objetivo de difundir a sétima arte para todo o Amazonas.
  • No início, o ‘Pipoca em Cena’ levava sessão de cinema, intervenções artísticas e informativas para diferentes bairros de Manaus, sempre priorizando as comunidades mais carentes.
  • A primeira edição teve como tema ‘dança’, com apresentação ao público da Cia Sesc de Dança, e a exibição do filme ‘Hairspray‘, filme baseado em um musical da Broadway (EUA). Toda edição tem um tema e, em 2024, trata dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
  • O nome ‘Pipoca em Cena’ é levado a sério! Durante as exibições dos filmes, a equipe do projeto distribui pipoca para os espectadores, em um momento de relaxamento para os participantes.
  • A partir de 2017, o ‘Pipoca em Cena’ passou a desafiar estudantes de escolas públicas de Manaus. Além de aprender sobre a sétima arte, os jovens passaram a receber orientações de profissionais do audiovisual e desenvolver os próprios curtas-metragens.
  • Para celebrar o projeto, a equipe prepara um dia especial, geralmente, na escola onde as oficinas aconteceram. Na ocasião, os curtas-metragens desenvolvidos pelos estudantes participam de uma mostra e os familiares também são convidados a assistir o resultado do esforço e criatividade dos alunos.
  • Nessa jornada, o projeto já conta em seu currículo com mais de 50 produções feitas pelos alunos!
Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

Sobre o Pipoca em Cena

A décima edição do Projeto Pipoca em Cena, da Fundação Rede Amazônica (FRAM), tem o apoio institucional da Globo Filmes; Policia Militar do Amazonas; Secretaria de Estado de Educação e Deporto Escolar (SEDUC); e o apoio da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC); Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC) e Governo do Amazonas.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade