Foto: Arthur Alves/GEA
Com o início da 54ª Expofeira do Amapá algumas dúvidas surgem. Para aproveitar melhor a programação econômica, sustentável e cultural do evento, que vai até 7 de setembro, confira algumas informações importantes:
Que horas começa a programação?
Durante a manhã e tarde, a Expofeira se torna um espaço de conhecimento, com a realização de palestras, cursos, encontros, oficinas e alguns serviços institucionais. A programação cultural, com os shows, exposições, parque de diversões e gastronomia, iniciam a partir das 17h.
Os shows nacionais na 54ª Expofeira são gratuitos?
Sim! Os shows nacionais e locais são totalmente gratuitos para a público. As atrações acontecem na Arena Amazonas, com espaço amplo, segurança e estrutura moderna. A Arena ainda conta com uma área PCD com o dobro da capacidade do ano anterior. Haverá a comercialização de camarotes por parte de boates, sendo uma escolha opcional do espectador adquirir ou não o ingresso.
Posso levar a cuba com bebida para os shows da 54ª Expofeira?
Vai ter cuba, sim! Será permitida a entrada de cubas durante os shows, mas apenas com bebidas em latas e garrafas plásticas. Não é permitido objeto cortante, perfurante, que coloque em risco a integridade física dos participantes, como garrafas de vidro, navalha, bisturi, faca, lâmina de barbear.
📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp
Vai ter transporte gratuito?
Com certeza! Durante os 9 dias de programação o público poderá acessar o Parque de Exposições da Fazendinha de forma totalmente gratuita, das 18h às 6h. São 29 ônibus das linhas intermunicipais da região metropolitana, que estarão sinalizados com adesivos.
É permitido levar crianças?
Sim. Mas, todos os menores de idade devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis. Além disso, serão disponibilizadas pulseiras de uso obrigatório com dados pessoais dos pais ou responsáveis nos portões do evento.
Como serão os serviços de inclusão e acessibilidade?
O evento conta, em todo o Parque de Exposições, com rota de acessibilidade, incluindo rampas, sinalização e banheiros adaptados. 7% das vagas estarão reservadas para pessoas com deficiência e idosos. Intérpretes de Libras estarão disponíveis no palco principal e durante visitas de grupos.
Haverá visita guiada com áudio-descrição, Central da Mulher, Espaço de Aleitamento Materno e kits sensoriais para crianças com TEA (abafador auricular). O atendimento será humanizado, com 6 pontos de hidratação e áreas reservadas próximas aos palcos, além de uma Estação de Saúde Preventiva.
Foi preparado algum planejamento de segurança para o evento?
Com certeza! A segurança dos visitantes é uma das prioridades da 54ª Expofeira, com com reforço de 35% no efetivo e parcerias inéditas, dentro e no entorno do Parque de Exposições da Fazendinha. Serão mais de 500 agentes em atuação diária das polícias Civil, Militar, Penal, Científica e do Corpo de Bombeiros.
Em caso de emergência médica, o que fazer?
Em qualquer tipo de emergência durante a Expofeira, haverão dois postos médicos fixos coordenados pela Secretaria de Estado da Saúde, compostos por ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). As equipes reforçadas serão formadas por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, que estarão direcionados exclusivamente aos atendimentos em saúde do evento.
Qual o melhor jeito de chegar à 54ª Expofeira?
Para evitar grandes congestionamentos devido ao intenso fluxo neste período, a orientação é que as pessoas optem por deixar o veículo em casa e utilizem o transporte coletivo ou alternativo durante a 54ª Expofeira. Para acompanhar em tempo real o trânsito, o Detran-AP implantou a Central de Monitoramento de Tráfego, com câmeras espalhadas ao longo da Rodovia Josmar Chaves Pinto. Nesta edição, o estacionamento no entorno do parque é proibido.
O que posso levar para a 54ª Expofeira?
Cubas, garrafas de plástico e latas serão permitidas, objetos cortantes e de vidro serão barrados na entrada como forma de garantir a segurança de todos.
A 54ª Expofeira oferece riscos de quedas de energia em Macapá?
É fake! Toda a estrutura para realização da feira foi preparada pela CEA Equatorial, empresa responsável pelo serviço. Não há riscos de falta de energia em Macapá ocasionadas especificamente pela realização do evento.
Expofeira na Rede
A Expofeira na Rede tem o objetivo de valorizar e ampliar o impacto social, cultural, econômico e turístico da tradicional ExpoFeira do Amapá. É uma realização da Fundação Rede Amazônica (FRAM), com apoio do Grupo Equatorial, Tratalyx e Governo do Amapá.
