Primeiro curso de formação para professores indígenas em Pedra Branca do Amapari formou 57 educadores.
Professores indígenas para comunidades indígenas. Essa agora é a realidade de 57 educadores Waiãpi habilitados para ministrar aulas da Educação Infantil e Ensino Fundamental 1 (1º ao 5º ano) no Amapá. Esse foi o primeiro curso de formação para professores indígenas em Pedra Branca do Amapari, distante cerca de 183 quilômetros de Macapá.
Segundo o Governo do Estado, a ação busca promover o respeito às tradições, identidade e língua materna dos indígenas amapaenses, já que os processos de ensino e aprendizagem devem ser aprimorados pelos próprios povos originários.
Marinau Waiãpi foi uma das professoras que concluíram o curso de formação. Ela diz estar muito agradecida e feliz com a realização.
“Agora eu sou professora, tenho meu certificado e agradeço a todos que me ajudaram na conquista dessa nova etapa”,
disse Marinau.
Programa de Formação de Professores Indígenas Turé
O curso faz parte do Programa de Formação de Professores Indígenas Turé, destinado a profissionais dos povos Aparai, Galibi-Marworno, Karipuna, Kaxuyana Palikur, Tiriyó, Waiãpi e Wayana. A formatura aconteceu no dia 29 de abril.
A formação foi dividida em 10 módulos de aprendizagem, com os temas ‘Linguagens’, ‘Ciências Humanas’, ‘Ciências Naturais’ e ‘Formação Específica ao Magistério Indígena’. As atividades foram desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Educação (Seed).
Educação Escolar Indígena
A Seed administra 54 escolas indígenas do Amapá e norte do Pará. Segundo a secretaria, essas instituições atendem mais de 4,6 mil estudantes. Em algumas dessas unidades, o Governo do estado implanta o Sistema de Organização Modular de Ensino Indígena (Somei), em que o professor passa 40 dias na comunidade indígena.
Esse método é voltado para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, e normalmente ocorre nos municípios de Pedra Branca do Amapari e Oiapoque, no norte do Amapá, além da região do Parque Montanhas do Tumucumaque, no interior do Estado.