Vídeo reacende debate sobre gentílicos de Manaus: é manauara ou manauense?

Especialista em linguística esclareceu as origens e os usos desses termos.

Um vídeo de um policial militar explicando a diferença entre os gentílicos manauara e manauense ganhou grande repercussão nas redes sociais na última semana e reacendeu o debate sobre como se referir corretamente às pessoas nascidas ou residentes em Manaus (AM). A discussão levou especialistas a esclarecerem as origens e os usos desses termos.

No vídeo, o policial afirma que o termo ‘manauense’ seria mais apropriado para designar aqueles que residem na capital do Amazonas, mas não nasceram lá, enquanto ‘manauara’ seria usado para os nascidos na cidade. No entanto, a explicação gerou questionamentos entre internautas e trouxe à tona uma curiosidade linguística.

A equipe do Portal Amazônia consultou o professor Carlos Renato Rosário de Jesus, doutor em Linguística e professor de Língua Portuguesa e Latim pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), para esclarecer o tema.

Segundo ele, tanto ‘manauara’ quanto ‘manauense’ são formas corretas de se referir aos habitantes ou nascidos em Manaus.

Origens etimológicas

Manauara: deriva do tupi, língua indígena que influencia amplamente a cultura brasileira. O sufixo ‘ara’ é usado para indicar algo ou alguém originário de determinado lugar.

Manauense: se baseia no latim, língua de origem do português. O sufixo ‘ense’ é comum em gentílicos como paraense, alagoense e amazonense.

Ambos têm como base o nome ‘Manaus’, que remonta à antiga tribo indígena Manaós, habitantes originais da região.

Leia também: QUIZ: Você consegue acertar o gentílico dos municípios com os nomes mais peculiares da Amazônia?

Você usa ‘manauara’ ou ‘manauense’?Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

Uso

Carlos destacou que não há uma regra gramatical ou designação oficial que diferencie ‘manauara’ de ‘manauense’ no que diz respeito a nascimento ou residência. A escolha entre os dois termos é uma questão de preferência pessoal ou comunitária, podendo até mesmo ter motivações ideológicas.

Debate

O vídeo viral não apenas fomentou a curiosidade sobre a origem dos gentílicos, mas também destacou a riqueza linguística e cultural de Manaus. Além disso, mostrou como o uso popular pode influenciar a percepção e o significado de palavras, reforçando que a língua é um reflexo vivo das comunidades que a utilizam.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade