UFRR recebe pré-inscrições para cursos de língua e cultura Macuxi e Wapichana

Foto: Reprodução/UFRR

O Instituto Insikiran da Universidade Federal de Roraima (UFRR) já está recebendo as pré-inscrições das pessoas interessadas em participar dos cursos de língua e cultura Macuxi e Wapichana. As atividades são gratuitas, o resultado sai dia 13 de outubro e as aulas terão início no dia 15 de outubro.

As pré-inscrições devem ser realizadas até o dia 11 de outubro na sala 1 do bloco C do Instituto Insikiran, campus Paricarana da UFRR, das 13h30 às 17h. Os cursos têm 40 horas de duração e este módulo será concluído no dia 17 de dezembro de 2016. As aulas serão ministradas sempre aos sábados, das 8h às 12h.

A UFRR tem vagas para as turmas de nível I (iniciante), II (intermediário) e III (avançado). Haverá também grupos de estudo para os alunos que já tenham experiência como professores das línguas Macuxi ou Wapichana, ou já tenham concluído o nível III (avançado).

As turmas de nível iniciante são formadas por alunos que não falam e nem escrevem a língua Macuxi ou Wapichana.

Já para participar das turmas de nível II, os alunos passam por um teste de nivelamento e devem comprovar falar um pouco da língua, ler e escrever razoavelmente, ou ter concluído com êxito o nível I.

Para participar das turmas de nível III os alunos passam por um teste de nivelamento e devem comprovar falar a língua que desejam estudar, ler e escrever nessa língua, ou ter concluído com êxito o nível II.

Podem participar dos grupos de estudo os alunos que já tenham experiência como professores de língua Macuxi ou Wapichana, já tenham concluído o nível III (avançado), ou passem no teste de nivelamento.

Caso a quantidade de pré-inscrições seja maior que a capacidade de atendimento, os critérios de seleção serão: ser aluno (a) do Instituto Insikiran e nunca ter abandonado as aulas de língua sem justificativa; ser indígena, vinculado a alguma organização indígena e nunca ter abandonado as aulas de língua sem justificativa; ser indígena, sem nunca ter abandonado as aulas de língua sem justificativa; trabalhar com população indígena; trabalhar/estudar na área de saúde, antropologia, letras ou educação; demais interessados por ordem de inscrição.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

MPF pede suspensão do licenciamento das obras na BR-319 entre Manaus e Porto Velho

Órgão exige que as licenças ambientais sejam emitidas somente após a consulta prévia às comunidades indígenas e tradicionais que serão impactadas pela pavimentação da rodovia.

Leia também

Publicidade