UFRR recebe pré-inscrições para cursos de língua e cultura Macuxi e Wapichana

Foto: Reprodução/UFRR

O Instituto Insikiran da Universidade Federal de Roraima (UFRR) já está recebendo as pré-inscrições das pessoas interessadas em participar dos cursos de língua e cultura Macuxi e Wapichana. As atividades são gratuitas, o resultado sai dia 13 de outubro e as aulas terão início no dia 15 de outubro.

As pré-inscrições devem ser realizadas até o dia 11 de outubro na sala 1 do bloco C do Instituto Insikiran, campus Paricarana da UFRR, das 13h30 às 17h. Os cursos têm 40 horas de duração e este módulo será concluído no dia 17 de dezembro de 2016. As aulas serão ministradas sempre aos sábados, das 8h às 12h.

A UFRR tem vagas para as turmas de nível I (iniciante), II (intermediário) e III (avançado). Haverá também grupos de estudo para os alunos que já tenham experiência como professores das línguas Macuxi ou Wapichana, ou já tenham concluído o nível III (avançado).

As turmas de nível iniciante são formadas por alunos que não falam e nem escrevem a língua Macuxi ou Wapichana.

Já para participar das turmas de nível II, os alunos passam por um teste de nivelamento e devem comprovar falar um pouco da língua, ler e escrever razoavelmente, ou ter concluído com êxito o nível I.

Para participar das turmas de nível III os alunos passam por um teste de nivelamento e devem comprovar falar a língua que desejam estudar, ler e escrever nessa língua, ou ter concluído com êxito o nível II.

Podem participar dos grupos de estudo os alunos que já tenham experiência como professores de língua Macuxi ou Wapichana, já tenham concluído o nível III (avançado), ou passem no teste de nivelamento.

Caso a quantidade de pré-inscrições seja maior que a capacidade de atendimento, os critérios de seleção serão: ser aluno (a) do Instituto Insikiran e nunca ter abandonado as aulas de língua sem justificativa; ser indígena, vinculado a alguma organização indígena e nunca ter abandonado as aulas de língua sem justificativa; ser indígena, sem nunca ter abandonado as aulas de língua sem justificativa; trabalhar com população indígena; trabalhar/estudar na área de saúde, antropologia, letras ou educação; demais interessados por ordem de inscrição.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Projeto leva ópera a estudantes de escola pública da zona sul de Manaus

Alunos do Centro de Educação de Tempo Integral (CETI) Cinthia Régia Gomes do Livramento, localizado na zona sul de...

Leia também

Publicidade