Tocantins registra maior número de ausências na segunda aplicação do Enem 2016 na Amazônia

Foto: Reprodução/Agência Brasil

O Tocantins está entre os Estados com o maior número de ausências na segunda aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que aconteceu nesse final de semana. Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apontam o Estado na quinta colocação entre as abstenções. Dos 3.070 inscritos, quase 42% não compareceram no primeiro dia de prova e 43% se ausentaram no segundo dia.

Em toda a Amazônia foram 17.428 inscritos. No primeiro dia, pouco mais de 7 mil candidatos não compareceram aos locais de prova. No segundo dia, o número subiu para 7.300. Os candidatos desse fim de semana deveriam ter feito as provas nos dias 5 e 6 de novembro, mas a avaliação foi adiada.
Isso porque alguns endereços onde aconteceriam as avaliações foram ocupados por estudantes contrários a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que limita os gastos públicos por 20 anos.
Também foram analisadas situações que permitiram a segunda aplicação. Como o caso da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) que foi incluída de forma indevida na lista de unidades ocupadas. Com isso, apenas 211 candidatos fizeram as provas no mês passado. Nesse fim de semana, 1.200 pessoas participaram .
Em todo o País foram registradas oito ocorrências por descumprimento das regras do edital, como portar equipamento eletrônico e ausência antes do horário permitido. O gabarito oficial do Enem vai ser divulgado nesta quarta-feira (7), na página do Inep na internet – portal.inep.gov.br. O resultado está previsto para 19 de janeiro de 2017.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Amazônia onde a violência campeia sem controle

Conflitos gerados por invasões de terras configuram hoje o principal eixo estruturante da violência na Amazônia Legal, segundo conclui o estudo Cartografia das Violências na Amazônia.

Leia também

Publicidade