Shopping de Manaus oferece oficinas e cursos gratuitos de robótica nas férias

Com o objetivo de oferecer uma opção diferenciada e gratuita para as crianças e adolescentes nessas férias, o Millennium Shopping, que fica na avenida Djalma Batista, em Manaus, em parceria com a ControlBolt, realizam a “Makers Imaginando o Futuro”. Entre os dias 13 e 28 de janeiro, das 10h às 19h, a atração irá oferecer exposições, oficinas e atividades educativas através da robótica educacional e cultura maker: construção e programação de robôs e invenções com mão na massa.

Foto: Divulgação

Para a coordenadora de marketing shopping, Elizandra Xavier, a atração “Makers Imaginando o Futuro” é uma oportunidade para ajudar a criançada a pensar “fora da caixa” e buscar soluções criativas para problemas cotidianos. “Eles aprendem brincando”, destaca.

Para conferir a programação completa e se inscrever aqui, ou se dirigir à praça de alimentação do shopping, onde será realizado o evento.

Durante a programação, as crianças de 4 e 5 anos poderão se divertir na mesa de montagem, que contará com peças de LEGO® Education, além de desafios para pais e filhos.

Já as crianças acima de 6 anos contarão com um espaço para montagens com iniciação à programação de robôs e mecanismos com desafios de robótica e com o novo programa STEM da FIRST ® LEGO ® League Jr. com o tema Boomtown Build da temporada 2019/2020, além de oficinas Maker com BBC micro:bit, que é uma pequena placa programável que inspira a criatividade digital, ensina o fundamental da programação e possibilita a realização de infinitas invenções.
A idéia é que a criançada que participar do “Makers Imaginando o Futuro” crie invenções para salvar o planeta. A iniciativa faz parte do desafio mundial “Do your:bit”, lançado pela Fundação Micro:bit (Micro:bit Foundation). A iniciativa busca solucionar alguns problemas que a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu, que são metas globais.

Outra novidade do evento é a utilização do programa Inventura, o primeiro de Educação 4.0 do Brasil, e promete ajudar no desenvolvimento de pensamento crítico e na solução de problemas. Para realizar a atividades, os alunos fazem uso do BBC micro:bit como ferramenta individualizada de aprendizagem.
Lançamento da FIRST ® LEGO ® League Jr.

Segundo o diretor da ControlBot, Tiago Cauassa, o “Makers Imaginando o Futuro” será uma celebração ao conhecimento. “Estamos trazendo pela primeira vez a FIRST ® LEGO ® League Jr. para a região norte, um programa recém chegado ao Brasil que incentiva crianças de 6 a 10 anos a explorar e construir através da robótica. Quem for ao evento poderá experimentar um pouco do que vai ser a  FIRST ® LEGO ® League Jr. e inscrever sua escola ou entrar para um time no evento que deve acontecer em meados de abril e maio”, adianta.

A FIRST ® LEGO ® League é um torneio de robótica internacional destinado a jovens, com metodologias criadas para estimular habilidades nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.

O evento já acontece em diversos países no mundo inteiro, inclusive no Brasil, que passou a realizar a versão Júnior (6 a 10 anos) em 2018. Como celebração ao conhecimento, ao invés de competição, a FIRST ® LEGO ® League Jr. tem a proposta de adiantar ainda mais a imersão dos alunos no mundo da robótica, uma vez que, quanto antes estimuladas, mais preparadas para os futuros desafios estarão.

“As oficinas do ‘Makers Imaginando o Futuro’ trazem diversas atividades do tema da FIRST ® LEGO ® League Jr. deste ano, ‘Boomtown Build’, que é uma cidade que está em constante crescimento e as crianças vão explorar conteúdo de engenharia e arquitetura para construir um protótipo de cidade para as pessoas morarem e trabalharem e, é claro, sempre pensando na acessibilidade e inclusão”, explica Tiago.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade