Ranking internacional de cientistas mais produtivos e influentes do mundo conta com pesquisadores de Roraima

Ao todo, 34 pesquisadores da Universidade Federal de Roraima (UFRR) estão presentes no ‘AD Scientific Index’ (Alper-Doger Scientific Index).

Pesquisadores da Universidade Federal de Roraima (UFRR) integram ranking que lista os cientistas mais produtivos e influentes espalhados pelo mundo. Ao todo, 34 pesquisadores da instituição estão presentes no ‘AD Scientific Index’ (Alper-Doger Scientific Index), um ranking publicado por uma organização independente que utiliza um sistema de classificação e análise baseado no desempenho científico e no valor agregado da produtividade científica de cada cientista. 

Universidade Federal de Roraima. Foto: Reprodução/UFRR

O índice foi desenvolvido pelos professores Murat ALPER (MD) e Cihan DÖĞER (MD) usando os valores totais e dos últimos seis anos do “índice i10”, “índice h” e pontuações de citação no Google Scholar. Como parâmetro adicional foi usada a razão entre o valor dos últimos seis anos e o valor total dos índices acima mencionados, com ênfase na produtividade científica dos cientistas.

O ‘AD Scientific Index’ usa um total de nove parâmetros e mostra a classificação de um cientista individualmente em 12 áreas temáticas: Agricultura e Silvicultura, Artes, Design e Arquitetura, Negócios e Gestão, Economia e Econometria, Educação, Engenharia e Tecnologia, História, Filosofia, Teologia, Direito / Direito e Estudos Jurídicos, Ciências Médicas e da Saúde, Ciências Naturais, Ciências Sociais.

Formam o ranking, instituições e pesquisadores de 219 países, 256 filiais, 22.703 instituições empregadoras, 10 regiões (África, Ásia, Europa, América do Norte, Oceania, Liga Árabe, EECA, BRICS, América Latina e COMESA) e o mundo. Já no Brasil estão listados 43.156 cientistas espalhados em 575 instituições e no geral estão presentes um total de 1.442.421 cientistas espalhados por 22.709 instituições. 

Integram a relação os seguintes professores e/ou pesquisadores da UFRR: 

Manuela Berto Pucca
Leandro Camargo Neves
Adriana Flach
Wellington Farias Araújo
Fabiana Granja
Valdinar Melo
Marcos Vital
Paulo Roberto Ribeiro Rocha
Julio Cesar Fraulob Aquino
Angela Maria Moreira Silva
Filipe Dwan Pereira
Rafael Boldrini
Whaldener Endo
Antonio Alves de Melo Filho
Gisele Fagundes
Luiz Antonio Mendonça Alves da Costa
Ricardo Carvalho dos Santos
Héctor José García Mendonza
Gustavo da Frota Simões
Nilsa Duarte da Silva Lima
Tatiane Hilgemberg
Marcos Robson Sachet
Ivanise Maria Rizzatti
Mateus Ferreira
Guilherme Henrique Almeida Pereira
Luis Felipe Paes de Almeida
Luiz Alberto Pessoni
Vilso Junior Santi
Rachel Camargo de Pinho
Pablo Oscar Amezaga Acosta
Rubens Savaris Leal
Maria Ivone Alves da Silva
Edgar Jesus Figueira Borges

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Entenda o que são as florestas públicas não destinadas

Elas somam uma área do tamanho da Espanha e estocam quase um ano de emissões globais de carbono. No entanto, ficam mais vulneráveis à grilagem e ao desmatamento ilegal.

Leia também

Publicidade