Racismo enfrentado pela mulher negra em MT é tema do concurso de redação da Seduc

Para participar, o estudante deve se inscrever no canal Pré-Enem Digit@l MT, no YouTube, e assistir a algumas aulas específicas

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) vai promover o Concurso de Redação: Estudante on, Redação 1000!, voltado aos estudantes do 3º ano do Ensino Médio. A ação faz parte do projeto Pré-Enem Digit@l MT e terá como tema: “A mulher negra e o enfrentamento ao racismo em Mato Grosso”. As inscrições vão de 5 a 30 de julho e serão premiados estudantes, professores e escolas.

Foto: Divulgação

Para participar, o estudante deve se inscrever no canal do Pré-Enem Digit@l MT no YouTube e assistir às aulas de redação e interpretação de texto: Diferença entre competências e habilidades; Texto dissertativo-argumentativo – introdução; Texto dissertativo-argumentativo: desenvolvimento; e Texto dissertativo-argumentativo: conclusão.

As aulas estão disponíveis na playlist “Inscrição Concurso de Redação”. Após essa etapa, os estudantes terão que preencher o formulário de inscrição com questões relacionadas aos temas tratados nestas aulas.

O link para o formulário de inscrição será disponibilizado no último vídeo da playlist e estará aberto para preenchimento apenas durante o período de inscrição (5 a 30 de julho).

Os estudantes classificados entre o 11º e o 20º lugar receberão menção honrosa. Do 1º ao 10º, haverá premiação (ainda a ser definida pela Seduc – MT) aos estudantes, aos professores de Língua Portuguesa que os orientaram e à unidade escolar a qual pertencem.

O concurso é organizado pela Superintendência de Educação Básica e Superintendência de Diversidade, ambas da Seduc.

Etapas do concurso

As redações serão avaliadas em três etapas. Na primeira, os professores de Língua Portuguesa da escola em que o estudante está matriculado selecionarão os três melhores textos daquela unidade. Depois, deverão encaminhar esses textos, digitalizados, para a Diretoria Regional de Educação (DRE) à qual pertencem.

Na segunda etapa, equipes das 15 DREs de Mato Grosso avaliarão as redações enviadas pelas escolas e escolherão as três melhores de cada polo.

Por fim, na terceira e última etapa, os textos selecionados pelas Diretorias Regionais serão analisados por avaliadores da sede da Seduc, em Cuiabá. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Dromedários na Amazônia? Grupo de animais asiáticos vive em fazenda no Tocantins

No início deste ano os dromedários chamaram atenção para sua existência na Amazônia depois de um vídeo viralizar nas redes sociais.

Leia também

Publicidade