Projeto utiliza pigmentos naturais de frutos da região em aulas de química

O projeto de pigmentos naturais foi desenvolvido com estudantes na Escola Estadual Vicente Telles de Souza, no bairro São Geraldo em Manaus.

Inovar no ensino da química foi objetivo de um projeto desenvolvido com estudantes da Escola Estadual Vicente Telles de Souza, no bairro São Geraldo, em Manaus, que identificou no cará-roxo, pitaya e urucum, frutos da região amazônica, pigmentos naturais indicadores de pH (substâncias orgânicas, ácidas ou básicas, que mudam de cor em função do pH da solução) como recurso didático para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem da disciplina.

Intitulado ‘Química das cores naturais, estudo e aplicação de frutas da Amazônia como indicadores de pH’, o projeto recebeu fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), no âmbito do Programa Ciência na Escola (PCE), sob a coordenação da professora da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, Persiely Pires.

Fapeam-Cara-Roxo-Fotos-Fapeam (1)
Fotos: Divulgação / Fapeam

Doutora em Química, Persiely destaca que o projeto buscou trazer melhorias no ensino de química, por meio da facilitação do acesso aos recursos da região e dos conceitos de equilíbrio químico, pH, titulação ácido-base, Princípio de Le Chatelier, conhecimentos de botânica, além da valorização da fruticultura regional. Os frutos utilizados na pesquisa foram coletados pelos bolsistas que residem nas regiões de ramais e sítios da cidade.

Leia também: Alunos produzem tinta artesanal biodegradável a partir do açafrão, pó de café e urucum

Fapeam-Pitaya-Fotos-Fapeam
Fotos: Divulgação / Fapeam

PCE

Pioneiro no Brasil, o PCE é uma ação idealizada pela Fapeam com objetivo de apoiar a participação de professores e estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, da 1ª à 3ª série do ensino médio e suas modalidades: educação de jovens e adultos, educação escolar indígena, atendimento educacional específico e Projeto Avançar, em projetos de pesquisa a serem desenvolvidos em escolas públicas estaduais sediadas no Amazonas e municipais de Manaus e Tefé.

Revista PCE

A história do PCE ao longo de duas décadas e as experiências de professores e estudantes estão registradas em edição especial da revista comemorativa do PCE 20 anos lançada pelo Governo do Amazonas, por meio da Fapeam.

Com o tema principal ‘A chama revolucionária da ciência na educação básica’, a revista, disponível também na versão digital, apresenta dados históricos relacionados ao programa, projetos desenvolvidos no estado e depoimentos de como o PCE tem transformado vidas e aberto possibilidades para futuras gerações de cientistas e pesquisadores no Amazonas.

*Mais informações na Revista FAPEAM

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Instituto constrói primeira torre da Amazônia para medir gases do efeito estufa em florestas de várzea

Com 48 metros de altura, a torre é equipada com sensores que irão monitorar as emissões de gases de efeito estufa pelas florestas de várzea, em especial o gás metano.

Leia também

Publicidade