Projeto ‘A arte do silêncio’ promove teatro inclusivo para surdos em Manaus

'A Arte do Silêncio - surdos em cena' é um projeto inclusivo, desenvolvido com foco na ODS 4 - educação de qualidade. Apresentação acontece na sexta (21).

O projeto cultural ‘A arte do silêncio – Surdos em cena’ realizou oficinas gratuitas de teatro para adolescentes surdos e será finalizado com uma performance no dia 21 de junho, com entrada gratuita, no auditório do Instituto Filippo Smaldone em Manaus (AM).

“Foram mais de 60 horas de aulas teóricas e práticas, contato introdutório com conteúdo artístico, descobrindo possibilidades imaginárias e materiais do corpo, técnicas que ajudaram os alunos a desenvolverem seus potenciais artísticos e criativos que eles não imaginavam possuir, inclusive tivemos retorno positivos dos pais desses alunos”, destacou Keylla Gomes.

O projeto é coordenado e dirigido pela atriz, produtora cultural Keylla Gomes, tem a produção de Francy Junior e Anderson Mendes, expressão corporal com Suelen Siqueira e a intérprete de libras Eline Brito.

Foto: Divulgação

“Foi muito satisfatório acompanhar a evolução desse projeto, da concepção até a execução e poder conferir a motivação dos alunos ao participarem das aulas e dos ensaios”, destacou o produtor Anderson Mendes.

Com mais de 20 anos de experiência na produção cultural de Manaus, Keylla percebeu que não existe curso de capacitação exclusivo para atores surdos, o que acarreta desemprego, exclusão social, baixa auto estima social e segregação na sociedade manauara, fator esse que a motivou a escrever o projeto.

“Tivemos um projeto incrível, com um grupo de jovens talentosos que aprenderam um pouco sobre a arte do teatro e ao mesmo tempo me ensinaram sobre ser resiliente, espero e o público possa sentir toda a força desses novos artistas que agora podem se expressar através da arte, agora vamos em busca de novas oportunidades para dar continuidade a esse projeto com novas edições”, destacou Keylla Gomes.

‘A Arte do Silêncio – surdos em cena’ é um projeto inclusivo, desenvolvido com foco na ODS 4 – educação de qualidade, e foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo, Conselho estadual de cultura do Amazonas (CONEC), Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Amazonas (SEC), Governo do Estado do Amazonas, Ministério da Cultura e Governo Federal, realização MK produções, e apoio da Ykamiaba produções e Movimento das mulheres negras da floresta – DANDARA.

A apresentação acontece às 18h no Instituto Filippo Smaldone, localizado na Avenida Tókio, n°100, no bairro Planalto.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Dromedários na Amazônia? Grupo de animais asiáticos vive em fazenda no Tocantins

No início deste ano os dromedários chamaram atenção para sua existência na Amazônia depois de um vídeo viralizar nas redes sociais.

Leia também

Publicidade