Professores lançam livro sobre o trabalho e formação docente na Amazônia

Nos 8 capítulos que compõem o e-book, os pesquisadores rondonienses apresentam análises quanto ao trabalho pedagógico no cenário amazônico e reflexões para pensar a formação docente.

Os professores Jacqueline Lidiane de Souza Prais, Wendell Fiori de Faria e Bruno de Oliveira Figueiredo, docentes do Departamento Acadêmico de Ciências da Educação (Daced) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Ariquemes, lançaram o livro ‘Trabalho e formação docente na Amazônia‘. O livro foi publicado pela Editora de Castro, e pode ser acessado gratuitamente. 

A obra é fruto do evento científico II Seminário Nacional de Educação de Ariquemes (II Semiari) promovido em 2023 pelo Daced, que contou com o apoio da UNIR, e do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Educação Inclusiva e Acessibilidade Pedagógica da Amazônia (GPAM). 

Dentre os coautores estão servidores docentes e técnicos da UNIR, professores da Rede Municipal de Educação de Ariquemes, Licenciandos e Egressos do Curso de Pedagogia e Engenharia de Alimentos.   

Nos oito capítulos que compõem o e-book, os pesquisadores rondonienses apresentam análises singulares quanto ao trabalho pedagógico no cenário amazônico e reflexões para pensar a formação docente.

Para compor a capa e abertura de capítulos, a obra conta com nove obras artísticas do professor Mardone Vieira dos Santos, especialista em gestão escolar pela UNIR. Além da beleza estética, o professor expressou em suas obras os encantos e singularidades da Amazônia Rondoniense. 

Sobre a obra

Os desafios vivenciados em escolas rurais, a literatura escrita por mulheres amazônicas, o papel da gestão escolar para a inclusão educacional, diálogo entre teoria e prática no ciclo da alfabetização, revisitando John Dewey em experiência na Educação Infantil, desenvolvimento cognitivo infantil em Jean Piaget, o uso das mídias sociais digitais como estratégia para a Comunicação Pública da Ciência, e o acesso à Informação no uso das Bases de Dados, são as temáticas centrais abordadas pelos autores. 

*Com informações Universidade Federal de Rondônia

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Unemat empossa primeira indígena como coordenadora de curso intercultural

A professora Eliane Boroponepá Monzilar, do povo Balatiponé Umutina, foi cedida pela Seduc para coordenar o curso de Licenciatura Intercultural Indígena.

Leia também

Publicidade