Foto: Divulgação
A docente do curso de Geografia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Prof.ª Dra. Susane Patrícia Melo de Lima, venceu o Prêmio José Aldemir de Oliveira, que reconhece as melhores teses defendidas na área da Geografia no Amazonas. A premiação é realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Amazonas (PPGEOG/Ufam). A tese foi defendida em 25 de janeiro de 2024.
Leia também: Ensino de geografia ajuda a promover inclusão digital no Amazonas
Na obra, intitulada ‘A metropolização regional periférica aquém da metrópole: a região metropolitana de Manaus vista do lado de lá’, a docente evidencia questões fundamentais sobre a dinâmica metropolitana e as desigualdades socioespaciais que permeiam a cidade de Manaus.
Susane Melo sintetiza o desenvolvimento de serviços públicos, economia, novos estudos sobre urbanização, metropolização, além de enriquecer o campo acadêmico com novas práticas para o planejamento urbano. Susane organizou a tese sob orientação do Prof. Dr. Ricardo José Batista Nogueira.
“É uma honra que transcende a simples conquista acadêmica. É um momento de profunda gratidão e reflexão sobre a jornada percorrida até aqui, marcada por desafios, aprendizados e um compromisso sério com o rigor científico, com a pesquisa e a produção do conhecimento na Amazônia, sobre a Amazônia, por uma amazônida. Dou este destaque porque considero importante termos cada vez mais amazônidas falando sobre si, quando as leituras sobre nós partem de todas as direções, até por quem nunca pisou nosso chão”, disse a professora.
📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp
A tese evidencia, ainda, o caráter singular do processo de metropolização dos 13 municípios que compõe Manaus, com destaque sobre regiões periféricas, que traduzem as características metropolitanas a partir de relações globais, sem desconsiderar a regionalização.
Confira a obra: tede.ufam.edu.br/handle/tede/10019.
*Com informações da UEA