Pesquisador realiza a mensuração e manejo de florestas tropicais, especialmente nas regiões da Amazônia e Caatinga.
O professor e pesquisador Robson Borges de Lima, docente de Engenharia Florestal da Universidade do Estado do Amapá (Ueap), recebeu o certificado de reconhecimento da categoria Jovem Cientista da Mensuração Florestal Brasileira (Mensuflor). A premiação ocorreu em Recife, em agosto, durante o 6º Encontro Brasileiro de Mensuração Florestal, evento realizado pela Associação Brasileira de Mensuração Florestal.
Para o professor, o que tornou esta edição do evento memorável foi que, pela primeira vez, foram escolhidos dois jovens cientistas da Mensuração Florestal brasileira para serem premiados – abrindo novos caminhos e oportunidades para o reconhecimento de pesquisadores iniciantes e alunos da universidade. Robson frisou que os sentimentos são de satisfação e surpresa por ter sido selecionado nessa categoria.
“Este prêmio transcende a minha pessoa, ele representa um passo significativo em nossa jornada científica. Sinto-me profundamente grato por ser capaz de contribuir para a sociedade por meio da disseminação de informações científicas sobre a mensuração e manejo de florestas tropicais, especialmente nas regiões da Amazônia e Caatinga”,
afirmou Robson durante a premiação.
Destaque internacional
Recentemente, o professor Robson Lima se notabilizou por liderar uma pesquisa publicada na revista Forest Science, periódico da Universidade inglesa Oxford. A pesquisa resultou numa nova equação para calcular o volume de madeira como subsídio para planos de manejo florestal, atualizando uma metodologia já ultrapassada para estimar o volume de madeira disponível para corte.
O professor revela ainda que, em tempos onde a preservação ambiental é crucial, o conhecimento que compartilha pode contribuir para decisões mais conscientes e sustentáveis em relação aos ecossistemas naturais.
Tradicionalmente, o Encontro Brasileiro de Mensuração Florestal (MENSUFLOR) ocorre uma vez a cada 2 anos e busca congregar pesquisadores e profissionais com a dendrometria, inventário florestal, manejo florestal, e todas as demais especialidades vinculadas à obtenção, registro, tratamento estatístico de dados e com a análise de informações relacionadas com a floresta.