Primeira escola em alvenaria do Vale do Javari é inaugurada em Atalaia do Norte

De acordo com o prefeito de Atalaia do Norte, Denis Paiva, a ação tem como objetivo valorizar indígenas e ribeirinhos com foco do desenvolvimento educacional.

O Vale do Javari ganhou a primeira escola em alvenaria da Terra Indígena. Foi inaugurada em 18 de maio, com a presença de autoridades e lideranças indígenas, a Escola Municipal Indígena Dunu Mayuruna, na aldeia Flores da etnia Mayuruna/Matsés, localizada no rio Curuçá (distante 135 quilômetros da sede do município de Atalaia do Norte, no Amazonas). A obra é uma realização da prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

A nova escola dispõe de quatro salas de aula padrão FNDE, que atendem às exigências do Ministério da Educação quanto ao dimensionamento dos espaços educacionais de acordo com práticas pedagógicas; respeitando requisitos e critérios de desempenho técnico das edificações, em consonância com as normas técnicas brasileiras.

Cada sala é projetada para receber 25 alunos e a escola possui internet via satélite Starlink; iluminação LED em todos os ambientes; banheiros; cozinha equipada com freezer, fogão industrial e utensílios; secretaria informatizada; sala do diretor; refeitório amplo e um sistema de energia solar com quatro baterias que suporta a demanda da unidade de ensino municipal.

Foto: Divulgação/PMATN

A prefeitura também esteve presente na aldeia Flores com serviços diversos para atender os indígenas, como os da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que realizou atendimentos médicos, odontológicos e outros na UBS Fluvial; Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) com atividades dos Programa Criança Feliz, conscientização sobre o combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes; identificação; Cadastro Único; entre outras atividades. 

De acordo com o prefeito de Atalaia do Norte, Denis Paiva (União) “em breve, mais uma escola em alvenaria e outras em madeira serão inauguradas no Vale do Javari, tudo isso parte da política de uma gestão que valoriza os indígenas e ribeirinhos e investe no desenvolvimento da educação”.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Entenda qual a função de um consulado e quais estão presentes nas capitais da Região Norte  

Os serviços prestados por um consulado são essenciais na diplomacia internacional, pois fornecem assistência e proteção aos cidadãos de um país em território estrangeiro.

Leia também

Publicidade