Pará disponibiliza mais de 3 mil vagas para Educação de Jovens, Adultos e Idosos

33 escolas ofertam turmas da EJAI no município. Os interessados devem fazer a matrícula até 15 de março

A Secretaria Municipal de Educação (Semec) disponiliza matrículas até o dia 15 de março para turmas da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) na rede municipal de ensino de Belém. 33 escolas ofertam turmas da EJAI no município. Segundo a Semec, as matrículas começaram dia 20 de janeiro e ainda restam 2.609 vagas disponíveis. 
Foto: Agência Brasil / Arquivo

A secretária de Educação, Márcia Bittencourt, reforçou o compromisso com a erradicação do analfabetismo. “Estamos juntos e conectados nessa nova gestão da Semec. Precisamos neste momento dar as mãos para superar algumas situações que eram tratadas com descaso com o fim de algumas coordenadorias, entre elas a EJAI. 

No Brasil há uma tendência de fechar as turmas da EJAI, porque este aluno custa menos que o aluno regular. Teremos frentes alfabetizadoras. Com a Busca Ativa, a tendência é que as turmas da EJAI devem aumentar”, informou a secretária.

Márcia Bittencourt ressaltou que a prioridade é que a Educação de Jovens, Adultos e Idosos ajude a superar o analfabetismo no município. Ela explicou, que a Portaria Conjunta 001/2021, editada dia 1º de fevereiro, lançou a programação do Centenário de Paulo Freire e traz diretrizes para combater o analfabetismo no município. 

Círculo Dialógico

A professora ressalta, que é preciso ter um olhar diferenciado quanto à orientação sexual, religião, faixa etária, que começa a partir dos 15 anos, gênero, etnia, pessoas com deficiência, ritmo de aprendizagem de cada um, olhar os trabalhadores que estão incluídos neste processo, reconhecer a diversidade dos alunos como produtores do seu próprio conhecimento. “São muitas as características que devemos ficar atentos, porque são sujeitos ativos e conscientes de seus direitos” afirma Ângela Pantoja.

De acordo com a diretora de Educacão da Semec, Dorilene Melo, a educação dos trabalhadores é uma prioridade na atual gestão municipal e a Semec conta com uma equipe de profissionais comprometidos com a educação pública.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade