Nova edição do TEDxAmazônia busca amplificar diversidade de vozes da região

Treze anos depois da primeira edição, 50 palestrantes e mais de 400 participantes vão se reunir em Manaus de 2 a 5 de novembro para discutir soluções para o cuidado com o bioma.

Bioeconomia, geração de renda e oportunidades, desenvolvimento territorial, ciência, empreendedorismo, arqueologia, direitos da natureza e, claro, ocupação do território pelas populações originárias, combate ao desmatamento e conservação da biodiversidade. Esses são alguns dos assuntos que o TEDxAmazônia vai expor entre 2 a 5 de novembro, em Manaus (AM).


O evento está de volta 13 anos após uma primeira edição classificada como “legendária” por membros da comunidade do TED, uma das conferências mais conhecidas do mundo. 


A conferência, apoiada pelo governo do Amazonas, vai espalhar ideias de 50 palestrantes sobre diferentes maneiras de cuidar do bioma amazônico, um dos mais importantes para a questão climática no mundo.
O artista pernambucano Antônio Nobrega no TEDxAmazônia, em Manaus, em 2010. Foto: Daniel Deak

Palestrantes

 Os palestrantes foram selecionados em um processo de curadoria independente que envolveu diferentes organizações presentes na região.

“As vozes que serão amplificadas representam a diversidade de possibilidades em temas cruciais para o bioma amazônico e estarão presentes também na plateia, formada por 450 pessoas, entre convidados e inscritos, de diferentes povos indígenas, populações tradicionais, academia, cientistas, empresários, empreendedores e estudantes”,

diz Rodrigo V Cunha, organizador licenciado e curador do evento.

O TEDxAmazônia 2023 é um dos 12 eventos de vários países do mundo que farão parte do TED Countdown, a iniciativa climática da conferência. O evento faz parte, assim, da plataforma que já alcançou mais de 230 milhões de pessoas com as famosas TED Talks, que transformaram a maneira como as pessoas recebem e compartilham informação na última década. 

Para conferir a lista completa de palestrantes, é só acessar o siteAlguns nomes confirmados são:

– Angela Mendes, (ativista socioambiental, filha de Chico Mendes);

– Draulio Araújo (PhD, físico e neurocientista pesquisador de plantas medicinais);

– Dror Brenshetrit (artista israelense que trata da inovação de cidades);

– Txai Macedo (sertanista corresponsável pela demarcação de mais de 30 territórios indígenas e reservas extrativistas); 

– Vanda Witoto (liderança ativista no empreendedorismo e educação indígena).

Localização

O evento vai acontecer em Manaus, no Armazém XV, construção do século 19, à beira do Rio Negro. A abertura será no Teatro Amazonas. Também será transmitido no canal no Youtube em três canais com idiomas diferentes: português, espanhol e inglês.

Organizações

O TEDxAmazônia conta com o apoio de organizações como a Coiab (Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira) e Fundação Univaja, representantes dos povos indígenas e tradicionais, e de “parceiros de conhecimentos” que representam a Amazônia no cenário nacional e internacional e auxiliam na construção de um evento inspirador e impactante. Entre essas organizações estão: Uma Concertação Pela Amazônia, Climate Ventures, Fundação Amazônia Sustentável (FAS), Imaflora, Imazon e Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá.

Para garantir a representatividade das vozes da floresta, o TEDxAmazônia conta também com um conselho consultivo formado por representantes da academia, ambientalistas, artistas, pesquisadores e executivos, que contribuem através de sua experiência e conhecimento. Fazem parte do conselho consultivo nomes como Emma Torres (PNUD América Latina e Caribe), Iskukua Yawanawá (líder indígena), e Katia Penha (CONAQ – Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos) e Tatiana Schor (Chefe de Unidade na Região Amazônica, BID).

Sobre o evento

O TEDx é um programa de eventos locais e auto organizados que reúnem pessoas para compartilhar uma experiência semelhante ao TED. Em um evento TEDx, os vídeos das palestras TED e os palestrantes ao vivo se unem para gerar discussões e conexão. 

Esses eventos locais e independentes têm a marca TEDx, onde x significa que o evento TED é organizado de forma independente. A Conferência TED fornece orientação geral para o programa TEDx, mas os eventos TEDx individuais são independentes.

O TED é uma organização sem fins lucrativos dedicada a ideias que valem a pena serem espalhadas, muitas vezes na forma de palestras curtas por pensadores e líderes. Muitas dessas palestras acontecem nas conferências TED, eventos TED menores e milhares de eventos TEDx organizados de forma independente em todo o mundo. Os vídeos dessas palestras são disponibilizados, gratuitamente, no site TED.com e outras plataformas. 

*Com informações do TEDxAmazônia

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Bioeconomia inclusiva na Amazônia pode beneficiar 750 mil famílias

Ações voltadas à bioeconomia inclusiva são capazes de melhorar a vida de 750 mil famílias entre agricultores familiares, povos...

Leia também

Publicidade