Narrativas Femininas pelo Mundo: educação e vozes indígenas chamam atenção em Manaus

O terceiro episódio do especial se passa no primeiro bairro indígena de Manaus e tem como assunto central a importância da educação indígena e do resgate de diversas línguas originárias.

O projeto Narrativas Femininas pelo Mundo apresenta locais de qualquer lugar do mundo através de vivências de mulheres. Na edição amazônica, a jornalista Paula Cristina tem conhecido a região e, em seu terceiro episódio, mostra a realidade dos 35 povos e 700 famílias  indígenas que moram no Parque das Tribos, em Manaus (AM).

A cacique Lutana Kokama representa como ninguém essa força feminina, pois é a líder do parque, quebrando muitas barreiras de preconceito não somente dos “homens brancos”, mas dos indígenas do seu próprio povo. Lutana expõe qual é a sua maior dificuldade em administrar a comunidade.   

“Ser a mãe do povo é ir em busca recurso para a comunidade. Uma das maiores dificuldades  que temos hoje é a comunicação entre os irmãos, pois falamos línguas diferentes”, diz a líder.

Foto: Arquivo pessoal/ Paula Cristina.

Outras personagens como a pedagoga Claudia Baré, a ativista e líder Vanda Witoto, e a cantora Elizete Tikuna são exemplos da história de luta de milhares de indígenas espalhadas pela Amazônia que buscam todos os dias pela melhoria na educação das futuras gerações do seu povo. 

Paula Cristina descreve o quanto a gravação do terceiro episódio lhe marcou:

“A Shirley Thomas, conhecida como Rionegrina, que abre o episódio, é uma artista maravilhosa, assim como Cláudia Baré, Lutana Kokama, Vanda Witoto e Elizete Tikuna, que a cada ano que passa desenvolvem mais projetos artísticos, culturais e educativos incríveis. Foram dois meses de convivência com mulheres muito sábias, que guardo em meu coração. Os aprendizados são tantos e muitas vezes vieram de maneiras mais simples do que se imagina”.

Confira o episódio no link abaixo:

Vídeo:Reprodução/YouTube/Narrativas Femininas Pelo Mundo

Programa especial

O ‘Narrativas Femininas pelo Mundo’ ganhou um novo caminho: os episódios que já foram gravados na Amazônia são exibidos pelo canal Amazon Sat. No total, são cinco episódios que reúnem a experiência de Paula pela região.

*Por Karleandria Aarújo, estagiária sob supervisão de Clarissa Bacellar

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Oficina de cinema em Manaus promove integração cultural e dá voz a jovens migrantes e amazonenses

O projeto contou com 44 alunos, que aprenderam desde a concepção de ideias e roteiros até a produção, captação e edição de vídeos, utilizando apenas celulares.

Leia também

Publicidade