O Ministério da Educação (MEC) liberou nesta semana a abertura de 50 vagas para o curso de medicina no município de Vilhena (distante a 700 quilômetros de Porto Velho). O curso será aplicado pela Associação Educacional de Rondônia. Ao todo, foram 37 instituições beneficiadas no Brasil dentro do programa Mais Médicos, representando mais de 2 mil vagas. A expansão estava prevista desde 2014.
De acordo com o MEC, Vilhena foi a única cidade da região norte autorizada a receber um curso de medicina. A partir de agora as faculdades aprovadas terão 18 meses para implantar os novos cursos.
Até o dia 11 de outubro, as mantenedoras serão convocadas para apresentar a garantia de execução dos projetos. No dia 18 de outubro, haverá a assinatura do termo de compromisso entre as instituições com o MEC.
Também está previsto o monitoramento da implantação dos projetos apresentados. De acordo com cada proposta selecionada, esse processo pode ser realizado entre três e 18 meses. O prazo final acaba no dia 18 de junho de 2018, de acordo com MEC.