MEC divulga resultados das provas do Encceja 2019 nesta sexta-feira

O Ministério da Educação (MEC) por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta sexta-feira (6), os resultados do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja 2019). O exame aconteceu no dia 25 de agosto em todo o país. O acesso às notas na página do Encceja exige CPF e senha.

Foto:William Costa/Portal Amazônia

Com o objetivo de avaliar competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais, entre outros, o Encceja proporciona as Certificações de Ensino fundamental e de Ensino Médio, para jovens e adultos que estão acima da idade regular para educação básica.

Os resultados estão disponíveis na página do participante do Encceja 2019, clique aqui para acessar.

Quem obteve a nota mínima exigida em todas as quatro áreas de conhecimento e na redação terá o certificado do ensino fundamental ou médio emitido pelas Secretarias de Estado de Educação. Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia que firmaram adesão ao Encceja também são certificadores do exame, porém somente do ensino médio. Esta edição do exame teve recorde de participantes presentes: 1.185.945, o que representa um aumento de 45% em relação à edição do ano passado.

Aqueles que obtiveram a nota mínima apenas em algumas áreas de conhecimento terão direito à declaração parcial de proficiência. Com a declaração, o participante fica liberado para se inscrever na próxima edição do exame nas áreas em que não alcançou as notas necessárias para o certificado de conclusão. O participante que fez o exame deve procurar a instituição certificadora que selecionou durante a inscrição.

Sobre o Encceja 2019

A edição de 2019 do Encceja teve recorde de participantes presentes: 1.185.945, aumento de 45% em comparação com 2018. O objetivo do exame é facilitar a obtenção do diploma de ensino fundamental e ensino médio a jovens e adultos que não se formaram na idade adequada. A prova foi aplicada em 25 de agosto, em 613 municípios brasileiros.

O exame é aplicado pelo Inep, também responsável por encaminhar os resultados individuais às instituições certificadoras.

Encceja

Desde 2002, o Inep é responsável pela aplicação do Encceja no Brasil e no exterior. O exame visa aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou o ensino médio na idade adequada. O Encceja Exterior é aplicado em parceria com o Ministério das Relações Exteriores.

Certificado

As 27 secretarias estaduais de educação são responsáveis por emitir os certificados de conclusão do ensino fundamental e do ensino médio. Se o participante não atingir a pontuação mínima em alguma área de conhecimento, pode requerer a Declaração Parcial de Proficiência, sempre junto aos certificadores. Alguns Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia também assinaram o Termo de Adesão ao Encceja para certificação apenas para o ensino médio.

  • Acesse aqui, as provas e gabaritos do Encceja 2019.

  

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Arte rupestre amazônica: ciência que chega junto das pessoas e vira moda

Os estudos realizados em Monte Alegre, no Pará, pela arqueóloga Edithe Pereira, já originaram exposições, cartilhas, vídeos, sinalização municipal, aquarelas, história em quadrinhos e mais,

Leia também

Publicidade