Marinha do Brasil reforça atuação no Mato Grosso com ativação da Agência Flutuante “Piquiri”

Nova embarcação terá como principal missão levar cursos profissionalizantes de formação e capacitação de aquaviários para as comunidades ribeirinhas mais afastadas do Estado.

A Marinha do Brasil (MB) reforça, a partir deste mês, a atuação da Autoridade Marítima Brasileira nos rios do Estado de Mato Grosso, com a ativação da Agência Escola Flutuante “Piquiri”. Tendo a bordo uma sala de aula com capacidade para 20 alunos, a nova embarcação terá como principal missão levar cursos profissionalizantes de formação e capacitação de aquaviários para as comunidades ribeirinhas mais afastadas do estado, atendendo a uma população de cerca de 140 mil pessoas nos municípios de Cáceres, Poconé, Barão de Melgaço e Santo Antônio do Leverger.

Foto: Reprodução/Agência da Marinha

Para o Comandante do 6º Distrito Naval, Vice-Almirante Iunis Távora Said, a capacitação de novos aquaviários contribuirá para a segurança da navegação, salvaguarda da vida humana e para a prevenção da poluição hídrica oriunda de embarcações. 

“A Marinha vem acompanhando o franco desenvolvimento da região, para o qual as atividades de transporte fluvial de bens, o turismo náutico e a pesca esportiva, entre outras, são de grande importância. Face à complexidade da atividade aquaviária, cada vez mais intensa, exigindo rígidos padrões de qualificação profissional, surgiu a necessidade de possuirmos condições de levar os bancos escolares do Ensino Profissional Marítimo a moradores com dificuldade de acesso às áreas urbanas e onde as pessoas necessitam transitar nos rios e lagos para realizar suas atividades cotidianas”,

acrescentou o Almirante Said.

Descerramento da placa de ativação da nova embarcação. Foto: CB-MR Cristiano/Marinha do Brasil 

Subordinada à Agência Fluvial de Cáceres, a “Piquiri” realizará, também, ações de desobstrução de vias navegáveis, apoio a ações de fiscalização, de segurança do tráfego aquaviário, de socorro aos navegantes e suporte às atividades de combate a incêndios florestais, de saúde e de educação de Mato Grosso.

A embarcação foi ativada no dia 1º de fevereiro, em cerimônia realizada em Várzea Grande (MT), com a presença de autoridades militares e civis da região. Na ocasião, o Senador Wellington Fagundes ressaltou a importância da ativação. “A presença da Marinha na nossa região e a ativação da embarcação reforça a importância de discutirmos ações conjuntas voltadas à preservação do Pantanal no estado e ao apoio a populações ribeirinhas.” 

Histórico

A Agência Escola Flutuante “Piquiri” iniciou sua história na MB em 30 de maio de 2023, quando a Força celebrou o acordo de doação da embarcação com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte, iniciando o período de reforma e adequação.

Em 24 de janeiro deste ano, a “Piquiri” deixou o Complexo Naval de Ladário com destino à cidade de Cáceres (MT), onde ficará sediada e de onde navegará pelos rios Paraguai, Cuiabá e seus principais afluentes: o Jauru, o Piquiri e o São Lourenço. Ela possui uma tripulação de nove militares e teve seu nome inspirado no “rio Piquiri”, que em Tupi antigo significa “rio dos peixes miúdos”. 

*O conteúdo foi originalmente publicado pela Agência Marinha de Notícias

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade