Maria Gomes: mulher seringueira tem sua história registrada em livro

'Varadouro: a História de Maria, Mulher Seringueira' foi escrito pelo jornalista acreano Edson Lodi e conta trajetória da amazonense Maria Gomes, que constituiu família no Acre.

Foto: Divulgação

‘Varadouro: a História de Maria, Mulher Seringueira’. Este é o nome da obra do jornalista acreano Edson Lodi lançada no dia 28 em Rio Branco. O livro narra a história de Maria Gomes, uma mulher que morava no Amazonas e se mudou para o Acre, onde constituiu família. Ela participou do lançamento.

A obra conta sobre a trajetória de Maria Gomes, que cresceu entre os seringais de Pauini, no estado do Amazonas, como filha de pais nordestinos e a mais velha de 16 irmãos.

“Desde pequena, Maria aprendeu a caçar, pescar e extrair seringa, habilidades que moldaram sua vida. Seu espírito indomável foi testado quando, aos 12 anos, enfrentou uma onça faminta, defendendo-se com bravura enquanto trabalhava sozinha na floresta. Essa experiência marcante é apenas um dos muitos desafios que Maria superou ao longo de sua vida”, diz o livro.

Ela então se mudou para o Acre, onde casou e deu à luz seis filhos. O livro então narra a luta pela sobrevivência dessa mulher que, segundo o autor, exala a bravura e a coragem das mulheres acreanas.

“Retornar ao Acre é sempre uma alegria e renovação dos laços de amizade que tenho por aqui. Varadouro é um livro ambientado nos ermos das florestas desse Estado, em que a história de Maria é a história de centenas de Marias, mães seringueiras que moldaram a alma acreana”, afirma Lodi.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

História e importância cultural da Terra Indígena São Marcos, em Roraima

A Terra Indígena São Marcos é cortada pela BR-174, rodovia que liga a capital Boa Vista ao município de Pacaraima, na fronteira com a Venezuela.

Leia também

Publicidade