Mangal das Garças fortalece formação acadêmica com visitas técnicas

Mangal das Garças mantém parcerias com universidades como a UFPA e a UFRA para visitas institucionais de alunos da graduação e da pós-graduação.

Estudantes vivenciam de perto a realidade dos empreendimentos voltados à fauna no Parque Mangal das Garças em Belém. Foto: Marjorie Brito/OS Pará 2000

O Parque Zoobotânico Mangal das Garças é um dos maiores pontos turísticos e de conservação em Belém (PA). Além disso, o complexo é referência internacional em diversas pesquisas, como na reprodução de borboletas e na reprodução de guarás.

Como um grande polo de diversidade de flora e fauna, o complexo possui parcerias com algumas universidades, como a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), para visitas técnicas de alunos da graduação e da pós-graduação.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

Rebecca Vasconcelos é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCAN) da UFPA e conta sua experiência como visitante:

“Os responsáveis (biólogos e médicos-veterinários) fazem um trabalho maravilhoso com os estudos que já possuem principalmente com os passeriformes, que são os animais centrais e que chamam a atenção nesse ponto turístico de Belém. Eu não sou da área de animais silvestres, sou engenheira de pesca, mas é sempre bom e válido entender tudo o que nos rodeia, como é visto no mangal. Experiência única que a universidade proporcionou, juntamente com a colaboração das nossas professoras e da equipe do mangal. Gostei bastante”.

parque mangal das garças, em belém
Foto: Marjorie Brito / OS Pará 2000

O Parque é constantemente um local escolhido para o aprendizado de discentes que têm grade curricular ou alguma atividade relacionada a zoológicos. O biólogo Basílio Guerreiro participa diretamente das visitas, guiando e tirando dúvidas dos estudantes.

“As atividades são relacionadas com a grade curricular da disciplina que os alunos estão estudando. Por exemplo, se a disciplina é ‘Animais Silvestres, Produção e Conservação’, o professor repassa o tópico que será importante ser visto na visita. Neste caso, falamos como é o processo de manejo dos animais em cativeiro, como é a dieta, os cuidados com a saúde e uma parte fundamental, que é o gerenciamento de estresse. Apresentamos os programas de enriquecimento ambiental aplicados no mangal. Em uma das últimas visitas, os alunos tiveram a oportunidade de ver a aplicação e as respostas dos animais”.

Leia também: Parque Zoobotânico Mangal das Garças, em Belém, destaca atuação dos biólogos

Foto: Marjorie Brito / OS Pará 2000

A equipe técnica do parque segue todos os protocolos de segurança para o cuidado com os visitantes. Na maioria dos casos, os discentes não realizam contato direto com a fauna por questões de segurança sanitária. Caso cursem ou estejam relacionados a atividades médicas, os discentes precisam estar com as vacinas em dia e, depois, realizam as atividades com os profissionais do Mangal no auxílio.

Brenda Braga é professora bióloga, pós-doutoranda em Ciência Animal, e compartilha que, desde que era aluna da graduação, participou de visitas técnicas no Complexo, o que lhe permitiu ampliar seus conhecimentos de maneira prática, além de contribuir diretamente para seu crescimento acadêmico.

Como professora, conta que esse tipo de experiência proporciona uma vivência muito relevante para os alunos: “Eles vivenciam de perto a realidade dos empreendimentos voltados à fauna em nossa região, além de observar o trato e o manejo de animais silvestres, sempre respeitando o bem-estar animal. Essa vivência contribui para o desenvolvimento de uma visão mais crítica e profissional, o que reforça a importância desse tipo de ação na formação acadêmica, ao preparar os estudantes para os desafios reais da atuação profissional e estimular a consciência ambiental”, explica.

Foto: Marjorie Brito / OS Pará 2000

A doutoranda em Ciência Animal, pelo PPGCAN/UFPA, Cristiany Nonato afirma que o Mangal é um verdadeiro laboratório a céu aberto.

“Conseguimos ver a ciência fora do papel e entender, na prática, como funciona o manejo e a recuperação da fauna, além da preservação do ecossistema de várzea em plena área urbana. Destaco que a visitação da qual participei foi muito enriquecedora para a nossa formação profissional, porque possibilita aprendizado na prática, unindo teoria, experiência e contato direto com a natureza. Vale ainda ressaltar que a equipe técnica e gestora do Mangal é maravilhosa e muito competente”.

Serviços no Mangal das Garças

Para realizar o agendamento de visitas técnicas ao Parque Zoobotânico Mangal das Garças, é necessário mandar email para: infomangal@para2000.com.br. O Mangal funciona de terça a domingo das 8h às 18h. 

*Com informações de OS Pará 2000

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

‘Beira’: filme produzido em Rondônia é selecionado para festival de curtas francês

Dirigido pela cineasta Marcela Bonfim, 'Beira' está entre os cinco curtas escolhidos em todo o país para representar o Brasil no festival.

Leia também

Publicidade