Livros com histórias e saberes da comunidade Duraca são entregues para as crianças da própria etnia

Doação de exemplares do livro 'Coleção Mágica' ocorreu durante visita à comunidade nas proximidades de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas. Conteúdo será utilizado na escola da comunidade.

Livro infantil exalta histórias e saberes ancestrais. Foto: Lucas Macedo/Rede Amazônica AM

Crianças indígenas que vivem na comunidade Duraca, nas proximidades de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, receberam, neste sábado (7), a doação de exemplares do livro ‘Coleção Mágica’, obra que reúne histórias e saberes da própria cultura originária. O conteúdo será utilizado na escola da comunidade.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

A doação ocorreu durante uma missão institucional formada por representantes do Cieam, Fieam e do Conselho das Indústrias de Defesa da Amazônia. A missão acontece entre os dias 6 e 8 de fevereiro, com o objetivo fortalecer o diálogo com as Forças Armadas e ampliar o apoio social na região.

Segundo a professora Maristela Silvano da Silva, o material recebido representa um marco para a educação local. “Eu tenho certeza porque nós nunca tivemos apoio para a escola do jeito que vocês estão doando”, afirmou.

Livro revela importância da própria cultura para as crianças

O vice-presidente da Fieam, Luiz Augusto Rocha, destacou a importância da aproximação com os povos indígenas e ressaltou o valor da preservação da ancestralidade:

“Essas crianças vão poder estudar com a sua ancestralidade mantida e preservada”, disse.

Livro infantil exalta histórias e saberes ancestrais.
Entrega de livros para crianças indígenas no interior do Amazonas. Foto: Lucas Macedo/Rede Amazônica AM

Leia também: Conheça 20 livros de escritores indígenas de diferentes povos originários no Brasil

A comitiva foi recebida com cantos, danças tradicionais e o ritual do Caxiri, que emocionou os visitantes. Ao final, os empresários também receberam presentes da produção agrícola indígena. O gesto sensibilizou o diretor industrial da Bic Amazônia, o francês Jean Marc Hamon.

“Dou uma importância enorme para a cultura originária e para essa brasilidade, nossa língua original. Eu quase choro em certo momento ”, declarou o empresário.

A iniciativa reforça o papel da educação comunitária e da valorização cultural como pilares para o desenvolvimento sustentável da Amazônia, colocando a “Coleção Mágica” como símbolo de união entre tradição e futuro.

Livro infantil exalta histórias e saberes ancestrais.
Foto: Lucas Macedo/Rede Amazônica AM

*Por Lucas Macedo, da Rede Amazônica AM

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Mercado Municipal de Carne Francisco Bolonha preserva a história urbana de Belém

O Mercado Municipal de Carne Francisco Bolonha integra o conjunto do Ver-o-Peso, uma das áreas comerciais mais tradicionais e antigas de Belém.

Leia também

Publicidade