Inscrições para Olimpíada de Língua Portuguesa do Amazonas estão abertas

Com o tema ‘Registrando discursos midiáticos e narrativas do cotidiano amazonense’, a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc) abre nesta quarta-feira (5) as inscrições para a primeira edição da Olimpíada de Língua Portuguesa do Amazonas (OLPAM). O projeto é coordenado pelo Departamento de Políticas e Programas Educacionais e tem o objetivo de fortalecer, nos estudantes, uma cultura de valorização dos registros locais, utilizando-se de discursos midiáticos e narrativas do cotidiano amazonense.

Foto: Reprodução/Shutterstock
As inscrições para a Olimpíada de Língua Portuguesa do Amazonas são gratuitas e deverão ser efetivadas pelo gestor da escola na qual o estudante está matriculado ou pelo profissional por ele designado, até 2 de maio. O regulamento da Olimpíada está no endereço eletrônico. A ficha de inscrição deve ser encaminhada ao Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe), localizado na avenida Waldomiro Lustoza, nº 250, bairro Japiim II, na sede da SEDUC, atendendo aos requisitos estabelecidos no regulamento.

Etapas

Conforme regulamento proposto, a olimpíada será realizada em três etapas: escolar; distrital/regional; e estadual, contemplando os ensinos Fundamental I e II (3º ao 9º ano), Médio, Projeto Avançar (Fase I e II), EJA (ensino fundamental e médio), Educação Indígena e Educação do Campo.

Atendendo às necessidades de produção de variados gêneros textuais, a I OLPAM propõe alguns gêneros que abordem a temática “Registrando discursos midiáticos e narrativas do cotidiano amazonense”.

O professor regente deverá orientar os estudantes na produção de textos de autoria exclusiva de cada estudante, conforme o ano escolar, observando os seguintes gêneros:

Desenho – 3º e 4º anos do Ensino Fundamental (Ensino Regular; Projeto Avançar – Fase 2; EJA  1º Segmento: Fase 1 e 2; Educação do Campo e Educação Escolar Indígena).

Poema – 5º e 6º anos do Ensino Fundamental (Ensino Regular; Projeto Avançar – Fase 3; EJA  1º Segmento: Fase 2 e 2º Segmento: Fase 1; Educação do Campo e Educação Escolar Indígena).

Conto – 7º e 8º anos do Ensino Fundamental (Ensino Regular, Projeto Avançar – Fase 4; EJA – 2º Segmento: Fase 1 e 2; EJA (Presencial com Mediação Tecnológica – 2º Segmento: Fase 1 e 2; Educação do Campo e Educação Indígena).

Crônica – 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio (Ensino Regular; EJA Regular/Presencial com Mediação Tecnológica – 2º Segmento: Fase 2 e Fase 1 do EM; Educação do Campo e Educação Indígena).

Documentário – 2ª e 3ª série do Ensino Médio (Ensino Regular; EJA Regular/Presencial com Mediação Tecnológica: Fase 1 e 2; Educação do Campo e Educação Indígena).
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Projeto estuda biocurativo para tratamento de feridas na pele com óleo de copaíba e melatonina

A pesquisa realizada em Mato Grosso mostra que substâncias ativas no biocurativo garantem um tratamento eficaz com números de aplicações reduzidas.

Leia também

Publicidade