Inscrições para Olimpíada de Língua Portuguesa do Amazonas estão abertas

Com o tema ‘Registrando discursos midiáticos e narrativas do cotidiano amazonense’, a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc) abre nesta quarta-feira (5) as inscrições para a primeira edição da Olimpíada de Língua Portuguesa do Amazonas (OLPAM). O projeto é coordenado pelo Departamento de Políticas e Programas Educacionais e tem o objetivo de fortalecer, nos estudantes, uma cultura de valorização dos registros locais, utilizando-se de discursos midiáticos e narrativas do cotidiano amazonense.

Foto: Reprodução/Shutterstock
As inscrições para a Olimpíada de Língua Portuguesa do Amazonas são gratuitas e deverão ser efetivadas pelo gestor da escola na qual o estudante está matriculado ou pelo profissional por ele designado, até 2 de maio. O regulamento da Olimpíada está no endereço eletrônico. A ficha de inscrição deve ser encaminhada ao Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe), localizado na avenida Waldomiro Lustoza, nº 250, bairro Japiim II, na sede da SEDUC, atendendo aos requisitos estabelecidos no regulamento.

Etapas

Conforme regulamento proposto, a olimpíada será realizada em três etapas: escolar; distrital/regional; e estadual, contemplando os ensinos Fundamental I e II (3º ao 9º ano), Médio, Projeto Avançar (Fase I e II), EJA (ensino fundamental e médio), Educação Indígena e Educação do Campo.

Atendendo às necessidades de produção de variados gêneros textuais, a I OLPAM propõe alguns gêneros que abordem a temática “Registrando discursos midiáticos e narrativas do cotidiano amazonense”.

O professor regente deverá orientar os estudantes na produção de textos de autoria exclusiva de cada estudante, conforme o ano escolar, observando os seguintes gêneros:

Desenho – 3º e 4º anos do Ensino Fundamental (Ensino Regular; Projeto Avançar – Fase 2; EJA  1º Segmento: Fase 1 e 2; Educação do Campo e Educação Escolar Indígena).

Poema – 5º e 6º anos do Ensino Fundamental (Ensino Regular; Projeto Avançar – Fase 3; EJA  1º Segmento: Fase 2 e 2º Segmento: Fase 1; Educação do Campo e Educação Escolar Indígena).

Conto – 7º e 8º anos do Ensino Fundamental (Ensino Regular, Projeto Avançar – Fase 4; EJA – 2º Segmento: Fase 1 e 2; EJA (Presencial com Mediação Tecnológica – 2º Segmento: Fase 1 e 2; Educação do Campo e Educação Indígena).

Crônica – 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio (Ensino Regular; EJA Regular/Presencial com Mediação Tecnológica – 2º Segmento: Fase 2 e Fase 1 do EM; Educação do Campo e Educação Indígena).

Documentário – 2ª e 3ª série do Ensino Médio (Ensino Regular; EJA Regular/Presencial com Mediação Tecnológica: Fase 1 e 2; Educação do Campo e Educação Indígena).
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade